• Carregando...

Depois de uma campanha longa e amarga, os norte-americanos vão às urnas nesta terça-feira, numa eleição que pode tirar os democratas da liderança do Congresso e travar a agenda do presidente Barack Obama no legislativo.

A ansiedade com relação à economia do país e a insatisfação com Obama e o governo federal impulsionaram os republicanos, que poderão ganhar a maioria dos assentos na Câmara dos Representantes e talvez até mesmo no Senado.

Pesquisas de opinião e analistas independentes prevêem que os republicanos obtenham ao menos 50 cadeiras na Câmara dos Representantes, bem mais do que as 39 necessárias para tomar o controle e tirar a liderança da Casa das mãos da democrata Nancy Pelosi.

Os republicanos também devem obter expressivos ganhos no Senado, embora pareça mais difícil - mas não impossível - conquistar as 10 cadeiras necessárias para a maioria.

Obama chegou à Presidência dois anos atrás, numa onda de esperança em que ele pudesse tirar os EUA de uma profunda crise econômica, mas as altas taxas de desemprego e o déficit orçamentário colocaram muitos eleitores contra ele.

A insatisfação da população deu origem ao fenômeno político do Tea Party, um movimento conservador que desconfia de Obama e apóia um papel menor para o Estado, impostos mais baixas e gastos públicos reduzidos.

O controle dos republicanos sobre ao menos uma Casa do Congresso provavelmente travará o legislativo, enfraquecendo a posição de Obama nas disputas sobre ampliação dos cortes de impostos da era Bush e a aprovação de projetos amplos sobre mudança climática e imigração.

Os candidatos republicanos pressionam por uma agenda de cortes de gastos, redução do déficit e a reprovação de ao menos partes da reforma da saúde, mas Obama tem poder de veto sobre as iniciativas republicanas.

As urnas abrem antes do alvorecer em algumas áreas do leste dos EUA e começarão a fechar às 18h (20h no horário de Brasília). O resultado, porém, levará algumas horas para ser conhecido em muitas disputas cruciais.

Na eleição de terça, estão em jogo todos os 435 assentos da Casa dos Representantes, 37 cadeiras do Senado e 37 governos estaduais. Muitos Estados realizaram eleições antecipadas durante semanas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]