• Carregando...
Presidente dos EUA, Donald Trump
Presidente dos EUA, Donald Trump| Foto: NICHOLAS KAMM/AFP

Uma pesquisa recente, encomendada pelo Washington Post e a ABC News, revela um quadro mais positivo para a reeleição do presidente Donald Trump em 2020, em comparação com pesquisas anteriores. Uma questão, em particular, sugere que um de seus principais argumentos poderia render frutos no próximo ano.

A pesquisa mostra o índice de aprovação de Trump atingindo um novo recorde desde o início de seu mandato – 47% entre os eleitores registrados. Apesar de estar atrás do democrata Joe Biden em 10 pontos percentuais, quando é testado contra outros democratas, Trump consegue um empate técnico - o que não ocorreu em pesquisas de intenção de voto anteriores. Mas há uma disputa na qual Trump realmente lidera: quando os eleitores têm que escolher entre ele e um candidato que acreditam ser um "socialista", Trump assume a dianteira.

Este é um exercício hipotético. A ideia de que o candidato democrata se autodeclare um socialista é absurda – até mesmo Bernie Sanders prefere ser chamado de "socialista democrático". E só porque Trump argumenta que seu oponente é um socialista não significa que eles serão vistos por todos - ou pela maioria das pessoas - da mesma maneira.

Mas a descoberta sugere quão central esta questão poder ser para a reeleição de Trump. Dada a impopularidade de longa data do presidente, uma grande dúvida é se ele será capaz de diminuir a popularidade de seus oponentes democratas. Em 2016, contra Hillary Clinton, ele mostrou que consegue fazer isso. Ela terminou a campanha tão impopular quanto Trump, mas não está claro se ele conseguirá fazer isso de novo.

Guinada democrata à esquerda

Trump tem material para trabalhar. No primeiro debate das primárias democratas, os candidatos se inclinaram à esquerda em questões como saúde e imigração - muito mais do que em qualquer outra primária democrata recente. Alguns disseram que eliminariam o seguro de saúde privado, muitos prometeram descriminalizar a imigração ilegal, tornando-a uma questão civil, e outros disseram que apoiariam a cobertura de saúde para imigrantes ilegais, medida que foi adotada recentemente na Califórnia.

Nem todas estas propostas podem ser chamadas de "socialismo", cuja definição é o governo que controla os meios de produção e a disseminação e comércio de bens. Mas em muitos aspectos, o termo chegou para aumentar maciçamente o papel do governo na vida do cidadão americano - por meio de programas de direitos e afins. Até mesmo alguns candidatos democratas estão sugerindo que seus oponentes estão adotando o socialismo. E, na medida em que é assim que as pessoas entendem o termo, esse é o contexto no qual elas provavelmente respondem a perguntas como essa.

Pelo menos até agora, os democratas parecem mais interessados ​​em ganhar as primárias do que preocupados em reforçar a percepção de que o Partido democrata está à deriva do socialismo. Ou talvez eles pensem que essa estratégia possa trazer benefícios ao angariar votos entre os progressistas.

Esta pesquisa, no entanto, mostra o impacto potencial que a palavra "socialismo" carrega. Uma disputa na qual Trump perderia para Biden por 10 pontos pode se transformar em uma na qual ele ganha por seis pontos de diferença. É esperado que Trump comece a usar o termo o quanto antes, e frequentemente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]