• Carregando...

Arqueólogos israelenses descobriram entre Jerusalém e Tel Aviv as ruínas de uma localidade habitada por judeus e cristãos que data do início do período islâmico e das cruzadas, informou a Autoridade de Antigüidades de Israel. Segundo o jornal "Jerusalem Post", trata-se de restos de uma população que habitou em um terreno de 6 mil metros quadrados, situada na localidade de Mishmar David.

A descoberta aconteceu durante escavações visando a construção de modernos edifícios de apartamentos. Os arqueólogos do organismo estatal encontraram ruínas de casas residenciais e edifícios públicos, de mansões, ruas e uma área industrial que abrigava também instalações agrícolas.

Entre esses restos, também acharam um edifício de construção circular com uns dez metros de diâmetro - nunca visto em outras escavações efetuadas na Terra Santa - e um apartamento decorado com mosaicos que mostram figuras geométricas e palmeiras em cores.

O arqueólogo Eli Yannai, diretor da escavação, informou que o edifício circular pode se tratar de uma homenagem, por um milagre ocorrido ou um monumento pela visita de um santo ao povo.

Os pesquisadores que desenterraram as ruínas indicaram ter encontrado dois "mikves", cômodo destinada ao banho ritual e purificador, assim como símbolos cristãos: cruzes e lâmpadas de argila, além de inscrições em grego.

Algumas inscrições, redigidas em grego antigo, mencionam "a Mãe de Deus", uma oração cristã que era usada durante o período bizantino.

Além disso, foram localizadas moedas de bronze na jazida com lendas em língua árabe e com a inscrição: "não há outro Deus que Alá, e seu servo é Maomé", relatou Yannai.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]