• Carregando...

O atentado contra o jornal satírico "Charlie Hebdo" foi classificado pela direção de redação de "El Jueves", a mais antiga publicação de humor da Espanha, como um "ataque à civilização".

Em nota oficial divulgada na tarde desta quarta (7), a direção de "El Jueves" afirmou que "se enganam os que querem limitar o sangrento atentado a um ataque à liberdade de expressão e à sátira, porque ele é algo ainda mais grave: estamos diante de um ataque à própria civilização, que tantos séculos nos custou conseguir".

"El Jueves" é uma revista semanal editada em Barcelona, em circulação ininterrupta desde 1977. Conhecida por seu humor corrosivo, tem uma longa história de polêmicas com líderes políticos, religiosos, e com a monarquia espanhola.

Em julho de 2007, uma edição que retratava de forma jocosa os então príncipes Felipe e Letizia (hoje reis da Espanha) foi apreendida por ordem da Justiça, acionada pela Casa Real. Também publicou charges satirizando o profeta Maomé.

Na nota, a direção de "El Jueves" afirma que "não há palavras suficientes para condenar este ato de barbárie nem para manifestar nossa repulsa aos que cometeram semelhante atrocidade. Malditos sejam, mil vezes malditos".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]