• Carregando...
Donald Rumsfeld, ex-secretário de Defesa dos EUA, morreu aos 88 anos, informou sua família nesta quarta-feira (30).
Donald Rumsfeld, ex-secretário de Defesa dos EUA, morreu aos 88 anos, informou sua família nesta quarta-feira (30).| Foto: Wikimedia Commons / U.S. Air Force

Donald Rumsfeld, que foi secretário de Defesa dos EUA por duas vezes, morreu aos 88 anos, informou a sua família em comunicado publicado nesta quarta-feira (30), sem especificar a causa da morte.

"É com profunda tristeza que compartilhamos a notícia do falecimento de Donald Rumsfeld, um estadista americano e devotado marido, pai, avô e bisavô. Aos 88 anos, ele estava cercado pela família em sua amada Taos, [no estado do] Novo México", afirmou sua família.

"A história pode lembrar dele por suas extraordinárias realizações ao longo de seis décadas de serviço público, mas para aqueles que o conheceram melhor e cujas vidas foram mudadas para sempre como resultado, vamos lembrar de seu amor inabalável por sua esposa Joyce, sua família e amigos, e a integridade que ele trouxe a uma vida dedicada ao país", diz ainda o comunicado.

A carreira política de Rumsfeld teve início nos anos 1960 e incluiu atuações como congressista pelo Partido Republicano, assessor do então presidente Richard Nixon e enviado especial ao Oriente Médio no governo de Ronald Reagan.

Ele foi o chefe da Defesa americana em duas ocasiões; a primeira entre 1975 e 1977, e depois entre 2001 e 2006. Sob o governo de George W. Bush, Rumsfeld comandava o Pentágono quando ocorreram os atentados terroristas do 11 de setembro de 2001. Ele comandou as forças armadas americanas na Operação Enduring Freedom no Afeganistão, com início naquele mesmo ano, e foi um dos nomes do governo Bush a defender e comandar a invasão ao Iraque em 2003.

Após muitas críticas à atuação das forças armadas no Iraque, a continuidade da instabilidade no país, e denúncias de tortura a prisioneiros na prisão iraquiana de Abu Ghraib, Rumsfeld deixou o cargo em 2006.

Depois de se aposentar em 2008, o ex-secretário passou a liderar a Rumsfeld Foundation, entidade que promove trabalhos de apoio a famílias de militares e a veteranos feridos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]