• Carregando...
 | KENA BETANCUR/AFP
| Foto: KENA BETANCUR/AFP

O republicano Donald Trump acusou o partido de conspirar contra a sua candidatura. Enquanto se prepara para as prévias de Nova York na próxima semana, o pré-candidato da corrida presidencial americana disse que os líderes do partido não querem que ele conquiste a nomeação republicana. A declaração veio pouco após seu rival Ted Cruz ter saído em vantagem nas prévias do Colorado.

Em uma entrevista, o empresário bilionário foi perguntado se ele acreditava que o seu partido queria que ele vencesse: “Não, eu acredito que não. Eu realmente não acredito”, disse Trump. “Eles não gostam quando eu uso meu próprio dinheiro, porque isso significa que eles não têm nenhum controle sobre mim porque eu estou trabalhando para o povo”.

O chefe do Comitê Nacional Republicano, Reince Priebus, negou as acusações do magnata. Embora seja o favorito da disputa republicana, Trump corre o risco de não obter o número de delegados necessário para garantir sua nomeação pelo partido.

A escolha dos delegados no Colorado (que funciona por um sistema de convenção após uma série de votações internas) alocou pelo menos 21 delegados ao senador conservador Ted Cruz, diminuindo a distância para Donald Trump. Ao total, são 34 delegados no estado, mas boa parte deles pode eventualmente mudar de voto até a convenção nacional do partido.

No estado de Nova York, que realiza primárias na próxima semana, Trump tem — segundo recentes pesquisas — o apoio de mais de 50% dos republicanos locais. A disputa no estado define 95 delegados (7,7% do total necessário para garantir a nomeação pelo partido para as eleições de novembro).

De origem nova-iorquina, Trump vê uma forte vitória nas primárias do estado como uma chance de recomeço após sua campanha ficar na defensiva por uma série de problemas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]