• Carregando...
Pré-candidato republicano Donald Trump tem sido marcado por discursos polêmicos contra imigrantes | TANNEN MAURY/EFE
Pré-candidato republicano Donald Trump tem sido marcado por discursos polêmicos contra imigrantes| Foto: TANNEN MAURY/EFE

A dura posição do magnata bilionário Donald Trump sobre os imigrantes mexicanos parece não valer no império do pré-candidato à Presidência americana. No canteiro de obras do mais novo hotel de luxo no Centro de Washington, orçado em US$ 200 milhões e construído por uma das empresas de Trump, estão trabalhadores que cruzaram a fronteira dos EUA ilegalmente, segundo um relatório.

Em resposta, a empresa afirmou seguir todas as leis e ressaltou que a empreiteira responsável pela obra é obrigada a obedecer a regras legais para efetuar as contratações. Mas trabalhadores no local disseram que a maioria é de origem hispânica, e alguns deles chegaram ao país ilegalmente.

“Somos em maioria hispânicos, e muitos chegaram aqui ilegalmente”, disse o pedreiro mexicano Ivan Arellano, que chegou aos EUA em situação irregular, mas agora tem status legal. “E nós estamos todos aqui trabalhando muito duro para construir uma vida melhor para as nossas famílias.”

Mexicanos levam doenças para os EUA, diz Donald Trump

A boca grande de Donald Trump não para de colocar o empresário em maus lençóis após os comentários criticando o México e os imigrantes ilegais.

Leia a matéria completa

Outros simplesmente mostraram repugnância sobre os comentários.

“Você acha que quando estamos lá no oitavo andar, estamos estuprando ou vendendo drogas?”, disse Ramon Alvarez, trabalhador de El Salvador ao jornal “The Washington Post”.

No discurso da pré-candidatura à Casa Branca, o magnata disse que os imigrantes levam crimes e drogas ao país. As declarações polêmicas ganharam manchetes e geraram uma onda de críticas, levando vários parceiros de negócios a cortar relações com ele.

A rede de televisão NBC rompeu seu contrato com o magnata, manifestando a necessidade de desvincular Trump de sua programação. Ele também perdeu uma ação conjunta que mantinha com o bilionário Carlos Slim, segundo homem mais rico do mundo.

Ainda num ato de protesto contra as declarações “xenófobas e ofensivas” de Trump, o México e a Costa Rica anunciaram a retirada de suas candidatas da próxima edição do concurso Miss Universo. O magnata é coproprietário do evento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]