• Carregando...
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa| Foto: BigStock

Duas igrejas católicas em reservas indígenas no Oeste do Canadá foram destruídas por incêndios na segunda-feira (21). Investigadores estão tratando os casos como "suspeitos".

O fogo teve início nas primeiras horas da segunda-feira na igreja Sacred Heart, uma construção histórica que foi destruída pelas chamas no território do Penticton Indian Band. Cerca de duas horas depois, a polícia local foi alertada sobre outro incêndio, na igreja St. Gregory, a 40 quilômetros de distância, no território do Osoyoos Indian Band, segundo o jornal local Vancouver Sun. Ambas as construções eram de madeira e tinham mais de cem anos.

Os incêndios ocorreram no Dia Nacional de Povos Indígenas do Canadá, e três semanas após a descoberta dos restos mortais de 215 crianças indígenas em uma vala comum em um antigo internato na Columbia Britânica, que era administrado pelo governo e autoridades religiosas e fechou em 1978.

"Caso nossas investigações considerem esses incêndios como criminosos, a Real Polícia Montada do Canadá (RCMP) buscará todas as possíveis motivações e deixará que os fatos e as evidências direcionem a nossa investigação", disse o porta-voz da RCMP Jason Bayda em comunicado à imprensa. "Estamos sensíveis aos recentes eventos, mas não especularemos sobre um motivo".

O padre Thomas Kakkaniyil, responsável pela Igreja de St. Gregory, disse que a primeira missa do ano foi celebrada no domingo passado, devido à pandemia. "Alguém de fora veio e a incendiou, pelo que eu entendo. Isso foi feito em terra da Primeira Nação Osoyoos mas não por essas pessoas. Foram outras pessoas", afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]