• Carregando...
Dupla vence Nobel de Química por desenvolver ferramenta para construir moléculas
| Foto: EFE/EPA/Claudio Bresciani

O Prêmio Nobel de Química 2021 foi concedido nesta quarta-feira (6) a Benjamin List e David W. C. MacMillan, cientistas que desenvolveram uma ferramenta para a construção de moléculas, um trabalho que levou a avanços na indústria farmacêutica e ajudou a reduzir o impacto de compostos químicos no meio ambiente.

A ferramenta criada pelos dois cientistas é a organocatálise.

"Catalisadores são ferramentas fundamentais para químicos", afirma a Academia Real de Ciências da Suécia em comunicado. Porém, por muito tempo, pesquisadores acreditavam que existiam, em princípio, apenas dois tipos de catalisadores disponíveis: metais e enzimas.

"Benjamin List e David MacMillan recebem o Prêmio Nobel de Química 2021 porque em 2000 eles, de forma independente um do outro, desenvolveram um terceiro tipo de catálise. É chamada de organocatálise assimétrica e se baseia em pequenas moléculas orgânicas", diz o comunicado.

Benjamin List, pesquisador do Instituto Max Planck para Pesquisas com Carvão em Mülheim an der Ruhr, Alemanha, e David W. C. MacMillan, da Universidade de Princeton, Estados Unidos, dividirão o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,1 milhões).

Catalisadores orgânicos possuem uma estrutura estável de átomos de carbono, com os quais outros grupos químicos ativos podem se ligar. Esses grupos geralmente contém elementos como oxigênio, nitrogênio, enxofre ou fósforo, e ecológicos e baratos de produzir.

"A organocatálise se desenvolveu em uma velocidade impressionante desde 2000. List e MacMillan permanecem líderes em suas áreas", afirma o comitê. Com essas reações, pesquisadores podem construir de forma mais eficiente uma grande variedade de coisas, de novos medicamentos a moléculas capazes de capturar a luz em células solares.

Quem são os vencedores do Prêmio Nobel 2021

O Prêmio Nobel de Física foi anunciado na terça-feira, para Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi. O Comitê disse que o trabalho deles é essencial para a compreensão das mudanças do clima na Terra e sobre como a humanidade influencia essas mudanças.

Na segunda-feira, o Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia foi concedido a David Julius e Ardem Patapoutian, por seus estudos sobre como o corpo humano percebe calor e toque, que levaram ao desenvolvimento de analgésicos.

Outros vencedores do Prêmio Nobel 2021 serão anunciados nos próximos dias. Veja o cronograma:

  • Quinta-feira (7): Literatura
  • Sexta-feira (8): Paz
  • Segunda-feira (11): Economia
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]