• Carregando...

O ex-técnico da CIA Edward Snowden, que segue na zona de trânsito de um aeroporto de Moscou, denunciou um programa secreto dos EUA para ter acesso a e-mails, dados de chats (conversas online) e toda navegação pela internet de milhões de pessoas, informou nesta quinta-feira (1º) o jornal The Guardian.

Este programa, que leva o nome de XKeyscore, é controlado pela Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês), que o considera como um sistema secreto de internet de "grande alcance".

Estas revelações se somam as demais que Snowden já divulgou nos últimos meses sobre a espionagem digital mantida pelo governo dos EUA, enquanto o "The Guardian" ressaltou que este sistema evidencia que a NSA pode obter todo tipo de informação de uma pessoa se esta tiver apenas um endereço de e-mail.

O XKeyscore é um programa que cobre "quase tudo o que um usuário normal faz na internet", incluindo os conteúdos dos e-mails, as páginas visitadas e, inclusive, o que procura na rede.

De acordo com o jornal britânico, os analistas podem utilizar o XKeyscore e outros sistemas da NSA para ter acesso as informações das atividade de um usuário em tempo real.

Em virtude da legislação americana, a NSA deve obter uma permissão se o alvo de sua investigação secreta for uma "pessoa dos EUA", apesar dessa medida não ser necessária para interceptar comunicações de americanos com estrangeiros.

O "The Guardian", que traz essa informação ao lado de vários gráficos para ilustrar este complexo sistema de espionagem, assinalou que os analistas de segurança podem obter informação com buscas pelo nome, número de telefone, direção de IP e, inclusive, o idioma em que a atividade de internet é realizada.

Os documentos da NSA revelam que, ao longo do ano 2008, 300 terroristas foram detectados e detidos com a utilização do XKeyscore.

Em um comunicado publicado pelo "The Guardian", a NSA assinalou que suas atividades estão centradas em investigar alvos determinados para "proteger" seu país e seus "interesses".

"Cada busca de um analista da NSA é totalmente auditada, para assegurar que é adequada e cumpre as exigências da lei", acrescenta a NSA.

"Este tipo de programas nos permite reunir informação que nos permite desenvolver nossas missões de maneira bem-sucedida, para defender o país e proteger os Estados Unidos e as forças aliadas no exterior", especifica a nota.

Após filtrar inúmeras informações sobre as atividades de espionagem dos EUA, Snowden fugiu primeiro para Hong Kong e, posteriormente, seguiu em direção a Moscou, onde foi obrigado a permanecer na zona de trânsito do aeroporto após ter seu passaporte revogado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]