• Carregando...

A vantagem da candidata esquerdista Susana Villarán sobre sua rival conservadora Lourdes Flores diminuiu na terça-feira durante as apurações dos votos para a prefeitura de Lima, que servem de indicação para a eleição presidencial de 2011.

Villarán, que se apresenta como uma moderada, mas causa inquietação entre os investidores, lidera com 38,46 por cento, contra 37,65 por cento de Flores, depois de apurados 73,14 por cento do total de votos. Isso significa uma diferença de apenas 27,5 mil votos.

Analistas disseram que o resultado final deve ser muito apertado, a exemplo do pleito presidencial de 2006, quando Flores liderou o início da apuração, mas acabou ficando sem vaga no segundo turno -- afinal vencido pelo presidente Alan García.

Alguns grupos políticos vêm questionando a demora na apuração dos votos em Lima depois das eleições de domingo. García pediu "paciência."

"Quem acha que ganhou gostaria que (o resultado) fosse proclamado de imediato, mas a democracia é assim, quando o resultado é apertado é preciso esperar", afirmou.

"Eu tive de esperar em 2006 até seis ou sete dias, mas com paciência."

Os mercados financeiros temem que a vitória de Villarán leve ao surgimento de uma candidatura presidencial de esquerda, colocando em xeque os bilhões de dólares em investimentos estrangeiros no país.

Mas a candidata, de 61 anos, diz que representa uma esquerda "moderna e liberal", favorável ao investimento privado, sem relação com o "militarismo autoritário" do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Ela também buscou se distanciar do líder nacionalista peruano Ollanta Humala, derrotado por García no segundo turno de 2006, quando tinha o apoio de Chávez.

As eleições regionais e municipais do último domingo devem delinear um novo panorama eleitoral com vistas à eleição presidencial de abril do ano que vem.

Em outras localidades do país, líderes regionais e independentes impuseram uma dura derrota a partidos tradicionais, como o governista Apra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]