• Carregando...
contagem votos eua
Funcionário eleitoral do Condado de Clark verifica as cédulas de correio no Departamento Eleitoral do Condado de Clark em 7 de novembro de 2020 em North Las Vegas, Nevada| Foto: Ethan Miller/Getty Images/AFP

A apuração dos votos das eleições dos Estados Unidos ainda está em andamento, enquanto o presidente Donald Trump está movendo diversos processos para pedir recontagens e contestar resultados nos estados mais importantes da corrida eleitoral. Confira como está a situação da contagem nesta quarta-feira.

Carolina do Norte: 99% das urnas foram apuradas. O presidente Donald Trump está à frente, com 49,94%, e o democrata Joe Biden está com 48,6%. O Decision Desk HQ está projetando uma vitória de Trump, mas o estado ainda está recebendo cédulas de votação até 12 de novembro – se elas tiverem sido enviadas pelo eleitor até 3 de novembro. Na noite de terça-feira, cerca de um milhão de votos por correio já haviam sido contados. O estado recebeu solicitação de 1,116 milhão de cédulas para votação pelo serviço postal. Na corrida pelo Senado, a imprensa projeta que os republicanos ganharam um assento com a vitória do senador Thom Tillis sobre o adversário democrata Cal Cunningham.

Arizona: 99% das urnas apuradas. A Associated Press já projeta uma vitória de Joe Biden no estado, mas Trump está diminuindo a vantagem do democrata, que agora é de 12 mil votos. O Arizona não permite que os candidatos solicitem recontagens, mas uma recontagem automática é feita se a diferença entre eles for de 200 votos ou menos, ou um décimo de 1% do número de votos somados dos dois candidatos – o que neste momento seria algo em torno de 3.300 votos.

Geórgia: A vantagem de Biden continua aumentando, com a apuração dos votos pelo correio ainda em andamento. Ontem era de 10 mil e hoje já é de 14 mil. A diferença percentual entre eles é de apenas 0,3 ponto percentual. O secretário de Estado da Geórgia, o republicano Brad Raffensperger ordenou a recontagem manual dos votos da corrida presidencial. O trabalho será exaustivo, já que quase 5 milhões de pessoas votaram. As corridas pelas duas cadeiras do Senado acabaram empatadas e um segundo turno será realizado em janeiro.

Pensilvânia: uma vitória de Joe Biden já foi projetada por vários meios de comunicação, mas a apuração continua em andamento. Assim como na Geórgia, a vantagem do democrata está aumentando diariamente: passou de 45 mil para 49 mil entre ontem e hoje. Em percentual a diferença permanece em 0,7 ponto. A lei da Pensilvânia exige uma recontagem quando a margem é menor ou igual a 0,5% do total dos votos - o que ainda não é o caso -, mas certos condados podem optar por recontar se houver uma discrepância verificada.

Outra novidade em relação à apuração na Pensilvânia é que o estado recebeu apenas 10 mil votos por correio entre 4 e 6 de novembro. A Suprema Corte do estado permitiu que as autoridades eleitorais recebessem votos por correio até 6 de novembro. A decisão foi contestada pelos republicanos e está para ser decidida pela Suprema Corte do país. A Pensilvânia também está em processo de revisão de cerca de 94 mil cédulas provisórias, que são distribuídas quando há dúvida sobre a elegibilidade de um eleitor para votar.

Nevada: Biden venceu em Nevada, segundo projeção da AP, mas até agora só 92% dos votos foram apurados. A vantagem em relação a Trump é de 36 mil votos. No estado, um candidato perdedor pode solicitar uma recontagem dentro de três dias após a apuração em todo o estado. Esse candidato precisa pagar pela recontagem, mas o dinheiro é devolvido se a recontagem alterar os resultados em favor do candidato solicitante.

Alasca: A AP e outros veículos de imprensa projetam a vitória de Trump no estado. Até o momento 75% das urnas foram apuradas, mas a diferença entre ele e o democrata é de de mais de 17 pontos percentuais. Trump tem 148 mil votos e Biden, 102 mil. Os republicanos também levaram uma cadeira no Senado que estava em disputa no estado - neste momento eles têm 50 das 100 vagas da Câmara Alta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]