• Carregando...
Debate democrata
Os candidatos democratas à presidência Bernie Sanders (esquerda) e o ex-vice-presidente dos EUA Joe Biden| Foto: SAUL LOEB/AFP

Buscando disputar as eleições presidenciais de 2020, 12 candidatos democratas participaram do quarto debate das primárias na noite desta terça-feira (15) – um recorde para um debate presidencial na televisão. Veja quem foram os ganhadores e o grande perdedor da noite, segundo avaliação da imprensa americana.

Vencedores

Elizabeth Warren: foi a grande vencedora da noite. Desde o último debate, no mês passado, ela conseguiu melhorar sua popularidade entre os eleitores democratas e chegou bem perto do líder das pesquisas de intenção de voto, Joe Biden, quem está envolvido em um escândalo que levou ao pedido de impeachment contra o presidente Donald Trump. Essa ascensão a tornou alvo dos demais candidatos, mas ela se saiu bem. Doug Schoen, da Fox News, escerveu que Warren "emergiu como a vencedora da noite, mostrando que era perspicaz e preparada, enquanto defendia-se dos ataques de candidatos que procuravam reduzir sua liderança".

Um dos momentos mais mencionados da participação da senadora foi quando ela questionou por que os outros candidatos "pensam que é mais importante proteger bilionários do que investir nos americanos", ao responder a um ataque ao seu plano de aumentar os impostos sobre fortunas para bancar o "Medicare-for-all", um plano universal de saúde.

Bernie Sanders: o senador de Vermont não mostrou sinais de problemas de saúde remanescentes em sua primeira aparição pública desde que sofreu um ataque cardíaco, há duas semanas - mas também não respondeu perguntas sobre sua saúde. O candidato que figura em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, segundo os analistas do Vox, foi mais eficaz do que Warren na defesa do Medicare-for-all, que ambos apoiam. "Estou cansado de as pessoas defenderem um sistema que é disfuncional, o que é cruel. Oitenta e sete milhões sem seguro. Trinta mil pessoas morrendo a cada ano. Quinhentas mil pessoas indo à falência. Por um motivo: eles tiveram câncer", disse Sanders em uma frase de efeito, já que os números não são relativos a casos de câncer apenas.

"Bernie fez uma performance memorável e imponente que poderia ter sido suficiente para neutralizar o problema de saúde daqui para frente", avaliou o Vox.

Além da boa performance no debate, Sanders conquistou dois importantes apoios na noite desta terça. A deputada Alexandria Ocasio-Cortez, uma das vozes mais influentes entre jovens liberais, planeja endossar a campanha de Sanders para a presidência e comparecer com ele em uma manifestação no sábado. A deputada Ilhan Omar, outra integrante do "esquadrão" de quatro congressistas liberais, também anunciou na terça-feira que apoiaria Sanders.

Perdedor

Joe Biden: a campanha do candidato foi abalada por ataques de Trump sobre possíveis ganhos que seu filho Hunter teria tido quando Biden era vice-presidente dos EUA. A performance morna de Biden no debate elevou as preocupações sobre sua aceitação entre a base dos eleitores democratas, algo que se tornou evidente na queda de popularidade dele nas mais recentes pesquisas de opinião e na campanha de arrecadação de fundos, que foi ofuscada por todos os seus principais rivais.

Biden prometeu que seu governo não permitiria que membros da família realizassem negócios no exterior, uma promessa destinada a inoculá-lo de ataques, mas que também levanta questões sobre por que ele não fez isso quando era vice-presidente. Quando perguntado sobre essa contradição no início do debate, Biden não respondeu diretamente. "Meu filho não fez nada de errado", disse ele. "Eu não fiz nada de errado".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]