• Carregando...
Pete Buttigieg, pré-candidato à presidência dos EUA pelo Partido Democrata, discursa a apoiadores em Portsmout, New Hampshire, após o caucus de Iowa. Resultados preliminares apontam a liderança de Buttigieg
Pete Buttigieg, pré-candidato à presidência dos EUA pelo Partido Democrata, discursa a apoiadores em Portsmout, New Hampshire, após o caucus de Iowa. Resultados preliminares apontam a liderança de Buttigieg| Foto: Spencer Platt/ Getty Images/ AFP
Apuração em andamento
Este conteúdo é sobre um fato que ainda está sendo apurado pela redação. Logo teremos mais informações.

Depois de horas de atraso, os democratas finalmente conheceram, na noite desta terça-feira (4), os primeiros resultados parciais da primeira prévia do partido para as eleições presidenciais de novembro nos Estados Unidos. Com votos de 62% dos locais apurados, Pete Buttigieg lidera com 26,9% e Bernie Sanders aparece em segundo lugar com 25,1% dos delegados estaduais. Em seguida estão Elizabeth Warren com 18,3% e Joe Biden com 15,6%.

A expectativa era de que o vencedor fosse conhecido ainda na noite de segunda-feira. A demora na divulgação dos resultados do caucus - como são chamadas as eleições prévias partidárias no estado de Iowa - foi causada por problemas técnicos na transmissão de dados dos locais de votação para o comitê estadual. Um novo aplicativo tem sido apontado como o culpado pelo atraso. Segundo relatos dos líderes dos locais do caucus, houve dificuldades para baixar e usar o aplicativo.

Dirigentes do partido descartaram a possibilidade do problema ter sido causado por ataques de hackers. "Uma análise completa, transparente e independente do que aconteceu ontem será feita", disse o presidente do partido democrata em Iowa, Troy Price, ao se desculpar pela demora dos resultados.

Antes do primeiro anúncio de resultados oficiais, alguns candidatos declararam vitória. O senador Bernie Sanders, citando dados colhidos pela sua campanha, disse que foi o vencedor do caucus de Iowa. Mais cedo, Buttigieg, ex-prefeito de South Bend, Indiana, havia dito que sua campanha estava "indo para New Hampshire vitoriosa", referindo-se às primárias daquele estado, as quais vão acontecer na semana que vem.

O presidente Donald Trump comemorou o fiasco da prévia democrata. Na manhã desta terça-feira, o republicano tuitou: "O caucus democrata é um desastre absoluto. Nada funciona, assim como quando eles administravam o país. [...] A única pessoa que pode reivindicar uma grande vitória em Iowa na noite passada é 'Trump'".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]