• Carregando...
Eleições legislativas em Portugal
Primeiro-ministro português e líder do Partido Socialista, Antonio Costa, durante ação de campanha para as Eleições Legislativas de 2022.| Foto: Miguel A. Lopes/EFE

O Partido Socialista (PS) liderado pelo atual primeiro-ministro de Portugal, António Costa, ganhou as eleições legislativas realizadas no país neste domingo (30) com ampla vantagem, mais de 43% dos votos, com 60% da apuração realizada.

Segundo os números divulgados pelo Ministério da Administração Interna, o PS é o claro vencedor e pode se aproximar da maioria absoluta. O líder da oposição, Rui Rio, do Partido Social Democrata (PSD, de centro-direita), recebeu pouco menos de 32% dos votos. Os resultados contrastam com pesquisas divulgadas nos últimos dias de campanha, que apontavam um empate técnico entre os partidos.

O partido direitista Chega, que tinha um deputado no Parlamento, aparece agora como terceira força, com mais de 7% dos votos na parcial, enquanto os antigos parceiros da esquerda tiveram resultados piores.

O Bloco de Esquerda, que era a terceira força em 2019, com quase 7%, cai agora para a quinta posição, com 3,2%. Já a coalizão de comunistas e verdes passou de 4,6% das últimas eleições para 3,6% em 2022.

A abstenção, de acordo com as pesquisas, será inferior aos 51% registrados nas eleições de 2019.

As eleições legislativas de Portugal foram antecipadas devido à reprovação da proposta de orçamento para 2022 apresentada pelos socialistas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]