• Carregando...
Adesivos de “Eu Votei” são distribuídos a eleitores do Colorado, nos EUA.
Adesivos de “Eu Votei” são distribuídos a eleitores do Colorado, nos EUA.| Foto: AFP
Apuração em andamento
Este conteúdo é sobre um fato que ainda está sendo apurado pela redação. Logo teremos mais informações.

Ainda não é possível cravar com certeza quem será o próximo presidente dos Estados Unidos, mas um dia após as eleições federais no país, Joe Biden (Partido Democrata) parece estar mais próximo da vitória do que Donald Trump (Partido Republicano). Isso porque, nesta quarta-feira (4), o democrata conquistou os delegados de Wisconsin e Michigan, considerados estados-pêndulo no pleito de 2020. Os estados fornecem, respectivamente, 10 e 16 delegados ao Colégio Eleitoral.

Confira a apuração em tempo real

Mais cedo, a campanha de Trump informou que havia entrado com um pedido no Tribunal de Reivindicações do Michigan para suspender a contagem de votos no estado. A recontagem dos votos no Wisconsin também foi solicitada.

Outro estado-pêndulo é a Pensilvânia, onde, até o momento, projeções indicam uma vitória republicana. Por lá, contudo, a apuração ainda deve demorar para terminar, devido ao alto número de votos enviados por correspondência. Trump já disse que vai acionar a Suprema Corte a respeito da contagem das cédulas no estado, assim como a Justiça já foi acionada para travar a apuração na Geórgia.

A participação dos eleitores americanos foi a maior em 120 anos, com o comparecimento às urnas de cerca de 67% dos cidadãos com direito a voto. Por mais que cerca de 100 milhões de norte-americanos tenham votado de forma antecipada, tanto presencialmente quanto por correspondência, modalidades de votação que são permitidas no país, outros milhões de eleitores foram às urnas na terça-feira (3) para decidir não apenas a eleição presidencial, mas o destino da Câmara, do Senado, do governo de vários estados e uma série de escolhas estaduais sobre assuntos como liberação de drogas, aborto e mudanças na bandeira.

A apuração iniciou por volta das 20h da terça-feira, assim que as urnas começaram a fechar nos estados da Costa Leste. Por volta das 3h de quarta-feira (4), todos os estados já tinham concluído a votação.

Trump contestou a apuração eleitoral e lançou dúvidas sobre o processo após perder a liderança em estados-chave na manhã de quarta-feira (4), dizendo que a sua vantagem sumiu "magicamente", em publicação no Twitter que recebeu o selo de conteúdo enganoso.

Para ser considerado vencedor, o candidato deve conquistar 270 votos ou mais no Colégio Eleitoral. Trump venceu em dois dos três estados que fornecem os maiores números de delegados: na Flórida (29 votos eleitorais) e no Texas (38 votos). Nesta eleição, democratas estavam esperançosos de que conseguiriam vencer no estado – e de fato, a apuração inicial indicava uma vitória de Biden – apostando em uma mudança demográfica na região, com uma presença maior de latinos que poderia favorecer o partido. Mas não foi desta vez que a virada aconteceu. Desde a década de 1970 o Texas não elege um presidente democrata.

Os outros estados nos quais Trump é considerado vencedor são: Idaho, Montana, Wyoming, Utah, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Nebraska, Kansas, Oklahoma, Iowa, Misouri, Arkansas, Louisiana, Indiana, Ohio, Virígia Ocidental, Kentucky, Tennessee, Mississípi, Alabama e Carolina do Sul. Projeções indicam uma vitória trumpista também na Pensilvânia, na Carolina do Norte, na Geórgia e no Alasca.

Já Biden é considerado vencedor, além de Michigan e Wisconsin, na Califórnia, estado com o maior número de delegados (55), e em: Washington, Oregon, Arizona, Colorado, Novo México, Minnesota, Illinois, Nova York, Maine, Vermont, New Hampshire, Massachusetts, Rhode Island, Connecticut, Nova Jersey, Delaware, Maryland, Distrito de Colúmbia, Havaí e Virgínia. Projeções também apontam para uma vitória democrata em Nevada. O estado apurou aproximadamente 75% das urnas, mas só vai atualizar o resultado ao meio-dia de quinta-feira (5).

Resultado pode demorar dias

Mesmo que a apuração já tenha sido iniciada em todos os estados norte-americanos e seja considerada concluída em vários outros, o resultado definitivo ainda deve demorar um pouco para ser conhecido. Isso devido à grande quantidade de cédulas enviadas pelos correios no pleito deste ano em decorrência da pandemia de Covid-19, que demandam maior tempo de abertura, processamento e contagem em comparação aos votos depositados em urnas presenciais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]