• Carregando...
votação correio eua
Autoridades eleitorais esperam uma grande votação por correspondência em 2020 por causa da pandemia| Foto: Logan Cyrus/AFP

Mil eleitores estão sendo investigados por votar duas vezes nas primárias do estado da Geórgia, nos EUA, informou o secretário de Estado, Brad Raffensperger, na terça-feira (8).

Esses moradores da Geórgia votaram por correio e depois votaram pessoalmente no dia da primária, em 9 de junho, disse Raffensperger, acrescentando que eles serão processados "​​em toda a extensão da lei", segundo o Atlanta Journal-Constitution.

Dos mil eleitores que votaram duas vezes, 58% solicitaram cédulas democratas, de acordo com o gabinete de Raffensperger. A Geórgia não oferece a opção de afiliação a um partido político durante o registro eleitoral, o que significa que os eleitores que desejam votar nas eleições primárias devem solicitar uma cédula republicana ou democrata.

“Enquanto a investigação ainda está em andamento, os resultados iniciais mostram que das cédulas partidárias em questão, aproximadamente 58% eram cédulas democratas”, disse um porta-voz do Secretário de Estado da Geórgia em um comunicado ao National Review.

O secretário de Estado disse que o procurador-geral da Geórgia e os promotores locais avaliarão se devem apresentar acusações contra os eleitores caso a caso.

“Um eleitor que vota duas vezes sabe exatamente o que está fazendo, diluindo os votos de cada eleitor que segue a lei”, disse Raffensperger em entrevista coletiva. “Aqueles que optam por burlar o sistema estão infringindo a lei. E como secretário de Estado, não vou tolerar isso”.

Na Geórgia, votar duas vezes é um crime que acarreta de um a 10 anos de prisão e uma multa de até US$ 100 mil.

Cerca de 150.000 residentes da Geórgia que solicitaram cédulas de ausente compareceram posteriormente às seções eleitorais durante as primárias do estado para votar pessoalmente, muitos porque nunca receberam sua cédula ou mudaram de ideia e optaram por votar pessoalmente. No entanto, 1.000 desses eleitores já haviam enviado seu voto pelo correio e foram autorizados pelos funcionários eleitorais a votar novamente, embora os votos duplos não tenham alterado o resultado de nenhuma eleição primária, disse Raffensperger.

Cerca de 1,15 milhão de eleitores da Geórgia votaram por cédula ausente durante as primárias e até agora 900.000 solicitaram cédula ausente para as eleições gerais de 3 de novembro.

O anúncio ocorre no momento em que legisladores, analistas e ativistas democratas e republicanos alertam o público sobre o potencial de complicações e longos atrasos na contagem dos resultados finais das eleições gerais de novembro devido a um aumento massivo na votação por correio, por causa da pandemia.

O presidente Donald Trump sugeriu, no início deste mês, que os eleitores deveriam tentar votar duas vezes para testar o sistema de votação pelo correio, que, segundo ele, abre brechas para fraudes eleitorais se um grande número de pessoas registrar seu voto desta maneira.

“Deixe-os enviar e votar, e se o sistema deles for tão bom quanto dizem, então obviamente eles não poderão votar”, disse Trump. “Se não estiver computado [o voto], eles poderão votar. E é isso que eles devem fazer”.

© 2020 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]