• Carregando...
Sul de Manhattan ficou alagado após a passagem da tempestade Sandy. Energia é restabelecida aos poucos no local | Allison Joyce/Getty Images/AFP
Sul de Manhattan ficou alagado após a passagem da tempestade Sandy. Energia é restabelecida aos poucos no local| Foto: Allison Joyce/Getty Images/AFP

O coração de Manhattan voltou a ter eletricidade este sábado, mas 900.000 nova-iorquinos continuavam sem luz, quatro dias depois de a cidade ter sido atingida pela supertempestade Sandy, e quando a temperatura cai a zero grau à noite.

Pessoas dançaram nas ruas quando a luz voltou, na madrugada deste sábado, no sul de Manhattan, abaixo da rua 39, após viverem quatro noites na mais absoluta escuridão, e com a vida paralisada durante o dia pela falta de eletricidade.

O principal fornecedor local de energia, Con Edison, informou que, às 07H00 locais (09H00 de Brasília) deste sábado, faltava energia em apenas 5.800 lares da ilha de Manhattan.

No entanto, em outras áreas de Nova York, quase 900.000 pessoas ainda não estavam abastecidas, declarou esta manhã, em entrevista coletiva, o governador do estado, Andrew Cuomo, advertindo às companhias elétricas que terão que responder às autoridades por demoras posteriores.

Após a tempestade, veio o frio, castigando ainda mais as pessoas sem eletricidade e água quente, que precisaram recorrer a fogões a gás para se aquecer.

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, afirmou que continuará sendo distribuído um milhão de refeições ao dia entre as 13 e as 17 horas locais em mais de uma dezena de postos de distribuição.

O governador Cuomo agradeceu a Obama a decisão de aumentar em 50% o valor dos cupons de alimentação distribuídos entre os mais necessitados, o que custará ao governo federal 65 milhões de dólares adicionais para compensar as pessoas pela comida perdida devido à falta de energia.

A três dias das eleições, o presidente Barack Obama afirmou que "ainda há um longo caminho a se percorrer até que a população de Nova Jersey, Connecticut, Nova York e algumas áreas vizinhas tenham suas necessidades básicas satisfeitas e retomem a rotina".

Em declarações feitas em Washington, Obama destacou que "é crucial que a energia elétrica seja restabelecida o quanto antes", antes de partir para o estado-chave de Ohio, onde as pesquisas lhe dão uma pequena vantagem sobre o republicano Mitt Romney, que, esta manhã, visitava New Hampshire.

Segundo analistas, o furacão permitiu a Obama mostrar liderança e recuperar o fôlego perdido para Romney, na reta final da campanha democrata.

No próximo dia 6, terça-feira, dia da eleição presidencial, a Guarda Nacional prevê transformar seus caminhões em postos de votação nas áreas onde ainda faltar eletricidade ou que tiverem sofrido sérios danos causados pela tempestade.

Em Nova Jersey, Nova York e Connecticut, os três estados mais afetados, Obama é favorito e os comentaristas não acreditam que Sandy mude os resultados.

Na manhã deste sábado, milhares de atletas de vários países, que haviam viajado a Nova York para participar da tradicional maratona da cidade, cancelada na última hora, corriam pelas trilhas do Central Park.

Quarenta e sete mil corredores de 125 países deveriam participar da maratona, que o prefeito da cidade, Michael Bloomberg, queria realizar até a manhã de sexta-feira, apesar dos contratempos. À tarde, ele teve que voltar atrás, diante da reação contrária dos nova-iorquinos, que ainda sofrem os efeitos da tempestade e estão de luto pelos 41 mortos registrados na cidade.

A situação que acirra mais os ânimos continua sendo a falta de gasolina, que provoca filas de duas a três horas nos postos e forçou alguns motoristas a abandonar seus carros com o tanque vazio, e taxistas ou distribuidoras a parar de trabalhar.

Cuomo anunciou que serão distribuídos 40 galões gratuitos de gasolina por pessoa em cinco pontos da cidade.

Em Nova Jersey, o governador republicano, Chris Christie, que, após a tempestade, derramou elogios a Obama, implantou um regime de racionamento em seu estado: veículos com placas terminando em números pares abastecem num dia, e ímpares, no dia seguinte.

Segundo o jornal local Star Ledger, 80% dos postos estão fechados por falta de gasolina no norte de Nova Jersey, estado mais castigado por Sandy.

A prefeitura de Nova York informou que um oleoduto danificado em Nova Jersey foi consertado, e o governador Cuomo informou que os navios-tanque retidos no porto de Nova York foram liberados, possibilitando a distribuição de 32 milhões de litros de gasolina e de outros 80 milhões em breve.

O governador Cuomo anunciou, ainda, que 80% do metrô de Nova York estaria funcionando na tarde deste sábado, aliviando a situação.

Mas o clima traz apreensão, uma vez que meteorologistas preveem novas perturbações na quarta e na quinta-feira na costa leste, quando o ar quente do Atlântico se chocar com uma frente fria que se instala no nordeste dos Estados Unidos. Nada parecido com Sandy, embora estejam previstos ventos de 80 km/h e fortes ondulações na costa devastada por Sandy.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]