• Carregando...
A rainha da Inglaterra é vista após a visita à prisão | Reuters/Phil Noble
A rainha da Inglaterra é vista após a visita à prisão| Foto: Reuters/Phil Noble

A rainha Elizabeth II da Inglaterra deu nesta terça-feira (24) "outro grande passo" a favor da reconciliação na Irlanda do Norte ao visitar em Belfast uma antiga prisão utilizada durante o conflito como centro de detenção de católicos e protestantes.

Foi o que afirmou o ministro principal norte-irlandês, o nacionalista Martin McGuinness, após acompanhar a soberana, de 88 anos, pelo que hoje é um percurso turístico da chamada Prisão de Crumlin de Belfast, na segunda jornada de sua visita de três dias à província britânica.

"A maioria do povo reconhece os esforços efetuados pela rainha a favor do processo de paz e da reconciliação, e acho que muita gente verá a visita à prisão com grande assombro", disse McGuinness, "número dois" do Sinn Féin e ex-comandante do já inativo Exército Republicano Irlandês (IRA).

O dirigente republicano, partidário da unificação da ilha da Irlanda, permaneceu detido durante um mês em 1976 nessa prisão acusado de pertencer ao IRA, acusação que foi depois rejeitada por um tribunal.

Durante a visita também esteve presente o ministro principal norte-irlandês, o protestante Peter Robinson, que, por sua vez, permaneceu preso em Crumlin em várias ocasiões durante a década de 80 por participar de manifestações contra o chamado Acordo Anglo-Irlandês (1985).

O texto, assinado por Londres e Dublin, tentava dar fim ao conflito norte-irlandês, mas teve a resistência, sobretudo, da oposição da comunidade unionista, partidária da permanência da Irlanda do Norte no Reino Unido.

Após sua chegada ontem a Belfast para começar a visita, a segunda em dois anos, a monarca se deslocou ao Castelo de Stormont, sede do parlamento autônomo norte-irlandês e das instituições do governo de poder compartilhado entre protestantes e católicos.

Lá, foi a rainha recebida por Robinson e McGuinness e teve reuniões privadas com ambos, o que deu pé a que o dirigente nacionalista e a soberana fizessem seu primeiro "tête-à-tête" a portas fechadas.

McGuinness e Elizabeth II protagonizaram um dos momentos mais significativos do processo de paz norte-irlandês quando apertaram as mãos em Belfast em junho de 2012, gesto que repetiram neste ano durante a visita ao Reino Unido do presidente da República da Irlanda, Michael D. Higgins, a primeira com categoria de Estado de um dirigente de Dublin ao país vizinho.

A rainha e seu marido, o duque de Edimburgo, de 93 anos, visitarão hoje os estúdios da rede de TV americana "HBO" em Belfast onde é filmada a popular série "Game of Thrones", além da prefeitura da capital do Ulster.

A visita à Irlanda do Norte terminará amanhã com uma recepção organizada pela Legião Britânica Real na cidade de Coleraine, no norte da região, onde a soberana apresentará um programa de atos comemorativos da I Guerra Mundial (1914-1918).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]