• Carregando...
Cidadãos fazem fila em local de votação durante primárias para eleições legislativas em Buenos Aires, Argentina, 12 de setembro
Cidadãos fazem fila em local de votação durante primárias para eleições legislativas em Buenos Aires, Argentina, 12 de setembro| Foto: EFE/ Juan Ignacio Roncoroni

A principal aliança de oposição ao governo de Alberto Fernández e Cristina Kirchner na Argentina levou a melhor sobre a coalizão de governo nos maiores distritos do país, de acordo com os resultados parciais da apuração das primárias das eleições legislativas realizadas no domingo (12). Na manhã desta segunda-feira, mais de 98% dos votos já foram apurados.

Na província de Buenos Aires, onde está 37% do eleitorado nacional, as listas de pré-candidatos apresentada pela Juntos por el Cambio, que tem como expoente o ex-presidente Mauricio Macri, obteve 37,99% dos votos, com mais de 96% das urnas apuradas.

Já a coalizão governista Frente de Todos, encabeçada por Victoria Tolosa Paz aparece com 33,64% dos votos, seguida por outras formações de oposição.

Nas três subdivisões do território que têm mais eleitores depois da província de Buenos Aires, a Juntos por el Cambio também está na frente. Em Córdoba, com 47,55% da escolha do eleitorado; em Santa Fe, com 40,11%, e na cidade de Buenos Aires, capital da Argentina, com 48,37%.

Nas primárias legislativas, em que o voto é obrigatório, estavam aptos a participar 34,3 milhões de eleitores, que deveriam ajudar a definir as listas dos candidatos que participarão do pleito de novembro no país.

Daqui a dois meses, serão renovadas 127 das 257 cadeiras da Câmara dos Deputados - em que não há maioria absoluta atualmente -, e 24 das 72 do Senado, onde o bloco governista é maior.

As eleições deste domingo, cuja votação foi encerrada às 18h (locais e de Brasília), foram realizadas com rígidos protocolos para evitar a propagação da Covid-19.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]