• Carregando...
Foto do encontro entre Chávez, Morales, Lula e Correa, em Manaus, em setembro: tensão com os vizinhos aumentou nos últimos meses | Reuters
Foto do encontro entre Chávez, Morales, Lula e Correa, em Manaus, em setembro: tensão com os vizinhos aumentou nos últimos meses| Foto: Reuters

Lula deve anunciar pacote de bondades

O governo brasileiro parece disposto, ao menos no âmbito do Mercosul, a acabar com a fama de imperialista. Numa tentativa de reduzir as assimetrias entre os sócios, bancará a maior parte dos recursos de dois novos fundos que serão anunciados na próxima cúpula de chefes de estado do bloco, amanhã, na Costa do Sauípe, Bahia.

Leia matéria completa

Pela 1.ª vez, países da AL e Caribe se reúnem sem EUA e Europa

Os 33 países da América Latina e do Caribe se reunirão, pela primeira vez na história, sem a presença dos Estados Unidos ou de países europeus. O encontro, convocado pelo Brasil, acontecerá logo após a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, amanhã, na Costa do Sauípe, Bahia. Durante dois dias, os presidentes da região debaterão temas de interesse comum na Cúpula da América Latina e do Caribe sobre Integração e Desenvolvimento (Calc).

Leia matéria completa

  • Veja quais são as reuniões e do que vão tratar

Quatro cúpulas reunirão na Costa do Sauípe (BA), nos próximos dias, chefes de estado latino-americanos e caribenhos: Mercosul, União das Nações Sul-Americanas (Unasul), Grupo do Rio e Cúpula da América Latina e do Caribe sobre Integração e Desenvolvimento. Em grupos maiores ou menores, os encontros acontecerão em meio a tensas relações entre muitos dos países da região.

O Brasil, como anfitrião, vive situações no mínimo delicadas com alguns de seus vizinhos. Com a Argentina, por exemplo, há divergências com relação ao grau de abertura que deve ser aceito pela região na Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC). Os vizinhos temem que o Brasil, na ânsia de fechar um acordo antes da posse do novo governo norte-americano, faça concessões demais na área industrial e até reduza a Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul, um dos pilares de uma futura União Aduaneira.

Mas há diferenças ainda maiores com outros parceiros sul-americanos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá que se deparar com colegas dispostos a auditar suas dívidas com o Brasil. Paraguai, Venezuela e Bolívia, que já anunciaram que pretendem seguir o exemplo do Equador – que, após auditoria, decidiu não pagar dívida de US$ 462 milhões que tem com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) relativa ao financiamento da construção da Hidrelétrica San Francisco.

Em outubro, quando começaram as ameaças do Equador, envolvendo a perspectiva de expulsão da construtora Odebrecht, responsável pela obra da usina, o governo brasileiro chegou a cancelar missão do Ministério dos Transportes, que iria ao Equador para discutir o apoio do Brasil a obras de infra-estrutura viária naquele país. No mês seguinte, a diplomacia brasileira foi surpreendida pela decisão do governo equatoriano de impetrar juízo arbitral junto Corte Internacional de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional (CCI), visando a suspensão do pagamento da dívida junto ao BNDES.

A decisão do presidente do Equador, Rafael Correa, foi anunciada em evento público, sem prévia consulta ou notificação ao governo brasileiro. Na ocasião, o Itamaraty divulgou nota criticando o parceiro da Unasul. O governo brasileiro considera que a natureza e a forma de adoção das medidas tomadas pelo governo equatoriano não se coadunam com o espírito de diálogo, de amizade e de cooperação que caracteriza as relações entre o Brasil e o Equador, dizia a nota.

Nas cúpulas do Sauípe, além do clima estremecido com Rafael Correa, Lula dificilmente conseguirá evitar de falar com o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, sobre a possibilidade de auditoria na dívida de US$ 19,6 bilhões que o país tem com o Brasil referente construção da usina hidrelétrica binacional de Itaipu.

A revisão do contrato entre os dois países vem sendo reivindicada pelo Paraguai há anos e foi uma das principais bandeiras de campanha de Lugo, eleito neste ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]