• Carregando...

Até agora, Sarah Palin dominou a convenção republicana sem aparecer em público uma única vez; na quarta-feira, porém, a candidata a vice de John McCain sobe ao palco para realizar um discurso em horário nobre que a apresentará aos eleitores norte-americanos.

Desde que McCain transformou a quase desconhecida Palin em sua companheira de chapa, a governadora do Alasca viu-se tragada por uma tempestade de notícias envolvendo a gravidez de sua filha adolescente solteira, uma investigação sobre a participação dela na demissão de uma autoridade do Alasca e dúvidas sobre seu passado no mundo da política.

McCain, 72, senador pelo Arizona, e Palin devem ser nomeados na quarta-feira, pela convenção republicana, candidatos à Presidência norte-americana a fim de enfrentarem os democratas Barack Obama e Joe Biden nas eleições de 4 de novembro.

O fato de Palin, 44, ser contrária ao aborto e favorável às armas deixou empolgados os conservadores e ativistas do partido, mas o discurso dela, na quarta-feira, será sua primeira chance de contar diretamente aos norte-americanos sua história de vida e suas idéias.

O pronunciamento ocorre apenas cinco dias depois de McCain, em um comício realizado em Ohio, ter chocado o mundo da política dos EUA ao anunciar a governadora de primeiro mandato como sua parceira de chapa.

"Os republicanos de Ohio tiveram uma primeira impressão dela na sexta-feira, quando McCain a apresentou", disse Fergus Cullen, presidente do Partido Republicano em New Hampshire. "Agora o resto do país pode ter uma primeira impressão dela."

Palin, a primeira republicana a disputar a vaga de vice-presidente do país, afastou-se dos holofotes nos últimos dois dias, período durante o qual surgiram revelações a respeito de sua família e de sua carreira.

A governadora vem se preparando para o pronunciamento junto de Matt Scully, que escreveu o discurso dela em Ohio. "Nós vamos passar por cima deles, esmagá-los --nós gostamos quando as pessoas nos subestimam", afirmou um membro do comitê de campanha de McCain a respeito do pronunciamento dela.

O discurso de Palin, no qual aceitará a nomeação, pode dar à opinião pública uma chance de avaliar sua familiaridade com questões de política interna e internacional.

A candidata a vice talvez fale ainda sobre a gravidez de sua filha de 17 anos e sobre a investigação a respeito de ter cometido abuso de poder quando demitiu o comissário de segurança pública do Alasca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]