• Carregando...

O Papa Bento 16 faz nesta sexta-feira à noite uma homenagem às mulheres "humilhadas, violentadas e marginalizadas", durante a cerimônia de recordação da Via Crucis, o caminho que Jesus Cristo percorreu até o calvário.

Durante o trajeto, que é refeito todos os anos em uma procissão, Bento 16 destacará ainda que muitas mulheres são "vítimas de práticas tribais indignas", em referência às mutilações genitais femininas praticadas em alguns países africanos.

A homenagem às mulheres está na meditação da 9ª estação, quando Jesus encontra as mulheres de Jerusalém.

"Ao lado de Jesus nós agora imaginamos todas as mulheres humilhadas, violentadas, marginalizadas e submetidas a práticas tribais indignas", diz o texto, escrito pelo renomado biblista monsenhor Gianfranco Ravasi, diretor da Biblioteca Ambrosiana de Milão.

Em passagem logo depois, o narrador esclarecerá: "As mulheres em crise e sozinhas diante de sua maternidade, as mães judias ou palestinas e aquelas de todas as terras em guerra, as viúvas ou as idosas esquecidas por seus filhos".Compaixão

Via Crucis

A Via Crucis recorda as principais etapas do caminho de Jesus antes da crucificação, entre o Horto das Oliveiras e a deposição de seu corpo no sepulcro, depois de morto.

O percurso é feito todos os anos, em Roma, em procissão liderada pelo papa, que no final manda uma mensagem para os fiéis.

No caminho, que termina no Coliseu, símbolo do martírio dos primeiros cristãos na época de Roma antiga, uma pessoa carrega a cruz para recordar Cristo.

Leia a reportagem completa da BBC Brasil

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]