• Carregando...
Obama pretende encerrar o confronto que já dura 30 anos com a República Islâmica do Irã | The White House / Reuters
Obama pretende encerrar o confronto que já dura 30 anos com a República Islâmica do Irã| Foto: The White House / Reuters

Obama aponta a via diplomática para solução de impasse no Irã

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, enviou nesta sexta-feira (20) uma mensagem de conciliação ao Irã e afirmou que, caso Teerã deixe de lado as ameaças, Washington pretende encerrar 30 anos de confronto.

A Casa Branca distribuiu o vídeo ao povo iraniano com legenda em persa. Nela o presidente americano pede aos dois países que superem as diferenças em prol da paz.

O vídeo foi distribuído por ocasião da festividade iraniana de Nouruz, ou Ano Novo, uma das mais populares do país e que é anterior ao surgimento do Islã.

"Nessa época de novos começos, eu gostaria de falar claramente aos líderes iranianos", declara o presidente americano.

"Contamos com sérias diferenças que aumentaram com o tempo. Meu governo está comprometido agora com uma diplomacia que aborde toda a gama de assuntos pendentes entre nós, e com a busca de laços construtivos entre EUA, Irã e a comunidade internacional", diz Obama na mensagem.

Um assessor do governo iraniano saudou a mensagem, mas disse que "palavras não bastam" e que a nação persa exige "passos concretos" vindos de Washington.

Em mensagem para o Ano Novo, o aiatolá Ali Khamenei não citou o discurso de Obama, mas disse que o Ocidente não poderá deter o progresso nuclear iraniano.

Advertência sobre ameaças

O presidente advertiu às autoridades iranianas, no entanto, que "as ameaças não farão o processo avançar". "Buscamos, por outro lado, um envolvimento que seja sincero e com base no respeito mútuo", afirmou.

Já durante a campanha eleitoral, Obama tinha expressado sua vontade de dialogar diretamente com países hostis aos EUA, entre eles o Irã.

A Casa Branca afirmou que o vídeo representa uma maneira do presidente americano falar diretamente ao povo iraniano sobre o desejo dos Estados Unidos de colaborar com seu país.

No entanto, a Casa Branca frisou que os EUA mantêm suas diferenças com o Irã, em particular no que diz respeito às ameaças de Teerã contra Israel e ao programa nuclear iraniano.

No final da tarde, a Casa Branca informou que os Estados Unidos têm outros projetos engatilhados para reiniciar o diálogo com o Irã. O porta-voz Robert Gibbs preferiu não dar detalhes à imprensa, por enquanto, das novas propostas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]