• Carregando...

Antes mesmo de vencer a eleição, o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, já havia pedido que seu futuro chefe de gabinete, Rahm Emanuel, discutisse a escolha de seu sucessor no Senado com a equipe do governador de Illinois, Rod Blagojevich, informa reportagem desta segunda-feira do "Wall Street Journal". Na semana passada, Obama pediu a renúncia de Blagojevich após a revelação de que ele estaria tentando vender o assento que deixou vago no Senado, e disse não ter discutido o assunto com o governador. O presidente eleito afirmou ainda ter ordenado uma investigação sobre possíveis contatos de sua equipe com o gabinete do governador de Illinois.

O texto do "Wall Street Journal" diz que pessoas próximas a Emanuel confirmaram que antes mesmo de ser apontado como futuro chefe de gabinete ele foi designado a apresentar a Blagojevich os candidatos preferidos de Obama para sua sucessão no Senado. O jornal "Chicago Tribune" já havia afirmado que Emanuel entregou à equipe de Blagojevich uma lista de nomes que seriam aceitáveis por Obama.

As conversas sobre este assunto teriam sido gravadas em fitas que estariam com a Promotoria americana. As reportagens destacam, entretanto, que o futuro chefe de gabinete e o governador de Illinois não teriam feito contato direto. Emanuel também não teria negociado a compra da cadeira ocupada até agora por Obama, que teria sido oferecida por Blagojvich por até US$ 1 milhão, o que levou o governador a ficar preso por algumas horas antes de pagar fiança.

Republicanos pedem eleição para escolher sucessor novo senadorEmanuel teria sido escolhido para discutir o assunto por ser o mais próximo de Blagojevich. Apesar de não serem considerados aliados políticos, os dois democratas fizeram carreiras parecidas em Illinois. Emanuel, que tem 49 anos, ocupou a vaga que Blagojevich, de 52, deixou vaga na Câmara de Representantes ao ser eleito governador em 2002. Sua escolha para discutir a sucessão de Obama no Senado seria, segundo os jornais, uma tentativa de manter o caso entre os políticos de Illinois.

Republicanos aproveitaram a divulgação destas informações para pressionar pela realização de uma eleição especial para a cadeira ocupada até agora por Obama, na tentativa de tirar um assento dos democratas. Em Illinois, a escolha é atribuição do governador. A realização de eleições custaria cerca de US$ 30 milhões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]