• Carregando...
Fachada do prédio onde fica a Embaixada do Brasil, em Berlim. | Reprodução/Twitter
Fachada do prédio onde fica a Embaixada do Brasil, em Berlim.| Foto: Reprodução/Twitter

A embaixada do Brasil em Berlim foi alvo de protesto. A fachada do prédio acordou neste sábado (5) pichada. Em fotos que circulam pelas redes sociais e entre diplomatas brasileiros pelo exterior, pode-se ler nos vidros da entrada do prédio a frase “Lutaremos contra o fascismo no Brasil”.

Procurado, o serviço de atendimento emergencial da embaixada afirmou que não estava em condições de dar informações sobre o ocorrido. Roberto Jaguaribe, o embaixador que assume o posto na capital da Alemanha, ainda não está na cidade. A página oficial da embaixada também está sem acesso.

O serviço de imprensa do Itamaraty não deu respostas ao ser questionado pelo Estado. O ato ocorreu um dia depois de outro protesto. Na sexta-feira, um grupo de jovens invadiu a embaixada do Brasil na Nova Zelândia, também em manifestação contra o fascismo.

Protesto na Embaixada do Brasil na Nova Zelândia, na sexta-feira (4).Reprodução/Twitter

Pelas redes sociais, o grupo OA apenas explicou que exigia “a expulsão do embaixador brasileiro na Nova Zelândia e a retirada do embaixador neozelandês no Brasil. Não nos relacionamos com nações fascistas! #nobolsonaro”

Essa não é a primeira vez que a embaixada é alvo de um protesto. Em 2014, às vésperas da Copa do Mundo, pessoas encapuzadas lançaram de pedras contra as mesmas janelas que agora foram alvo de pichadores.

Naquele momento, a polícia de Berlim não excluiu uma motivação política para o ataque, enquanto a imprensa local apostava em uma relação entre o evento no Brasil e os ataques. A suspeita, naquele momento, apontava para grupos anarquistas.

Limpeza

De acordo com informações divulgadas no site da Deutsche Welle, emissora internacional da Alemanha, apesar de que grande parte do que foi pintado em branco nos vidros tenha sido limpa, “ainda permanecem neste sábado algumas marcas nos vidros da janela e rastros vermelhos, principalmente no mármore do chão em frente a entrada do edifício, num indício de que a limpeza fora realizada apressadamente, só para tirar o principal”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]