• Carregando...
Riccardo Simonetti, embaixador da causa LGBT no Parlamento Europeu, em evento em Berlim, Alemanha, setembro de 2019. Ensaio fotográfico ofensivo a cristãos foi criticado nas redes
Riccardo Simonetti, embaixador da causa LGBT no Parlamento Europeu, em evento em Berlim, Alemanha, setembro de 2019. Ensaio fotográfico ofensivo a cristãos foi criticado nas redes| Foto: EFE/EPA/FELIPE TRUEBA

O ativista LGBT Riccardo Simonetti, embaixador especial da causa no Parlamento Europeu, fez um ensaio fotográfico para uma revista alemã em que aparece vestido como uma Virgem Maria transgênero.

Na foto de capa da edição de dezembro da revista Siegessäule (não colocamos a foto nesta reportagem para não dar espaço para esse tipo de desrespeito à religião), o barbado Simonetti está de véu azul e túnica branca segurando um bebê, que representa o Menino Jesus. Uma outra foto traz uma versão da Família Sagrada com um casal gay, em que Simonetti, ainda vestido como a Virgem Maria, aparece sendo abraçado por um outro homem.

O ativista publicou as fotos nas suas redes sociais na quarta-feira. "Se ignoramos o fato de que Jesus não era branco, poderíamos acreditar que a Virgem Maria tinha barba, por que não?", diz a legenda das publicações.

O ensaio desrespeitoso ao catolicismo feito pelo funcionário do Parlamento Europeu gerou críticas nas redes sociais e pedidos de exoneração de Simonetti.

O chefe da delegação do partido espanhol de direita Vox no Parlamento Europeu, Jorge Buxadé, exigiu a "demissão imediata" do ativista, após ele ter "ofendido milhões de católicos na Europa".

O partido espanhol criticou o fato de que uma "nova ofensa contra o cristianismo por parte das instituições europeias" tenha ocorrido logo após o cancelamento de um guia para "linguagem inclusiva" que recomendava substituir a saudação "Feliz Natal" por "Boas Festas", como forma de não ofender os não cristãos.

Simonetti, um cidadão alemão, se tornou enviado especial para questões LGBT no Parlamento da União Europeia em 2021, de acordo com o seu site.

Vários cristãos e comentaristas políticos reagiram negativamente às fotos nas redes sociais.

"Maravilha. Muito transgressor. Muito corajoso. Agora faça isso com Maomé. Eu te desafio", escreveu Pascal-Emmanuel Gobry, do Centro de Ética e Política Pública (EUA), no Twitter.

"De que outra maneira a comunidade do arco-íris, notavelmente tolerante e respeitosa, celebra o advento se não com uma provocação blasfema e sem sentido?", questionou o colunista conservador húngaro Péter Heltai, defendendo a demissão de Simonetti.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]