• Carregando...

O assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, disse nesta segunda-feira (14) que a decisão do governo norte-americano de manter o embargo econômico a Cuba "decepcionou" o Brasil e a América Latina. O embargo vigora desde 1963.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, divulgou memorando nesta segunda-feira informando que prorrogou por mais um ano a Lei de Comércio com o Inimigo, que proíbe qualquer intercâmbio com países considerados uma ameaça aos EUA. Na prática, atualmente, ela só afeta o comércio americano com Cuba.

"É um gesto muito negativo em relação ao sentimento da América Latina. Toda a expectativa de mudança que se tinha em relação à política externa do governo Obama foi frustrada. O que posso dizer é que nos causou uma decepção", comentou Garcia.

Na avaliação do assessor de Lula para assuntos internacionais, "o governo Obama perdeu uma excelente oportunidade de mostrar que haveria mudanças com a sua eleição". "Isso não ajuda na relação dos Estados Unidos com a América Latina e com o processo de mudança que está em curso em Cuba".

Garcia afirmou que não vê necessidade de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tocar no assunto novamente com Obama. "O presidente Obama já sabia da nossa posição, explicitada em Trinidad e Tobago [na reunião da Cúpula das Américas, em abril]. Não há necessidade de o presidente Lula voltar a falar com ele sobre esse assunto", salientou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]