• Carregando...

Aeroporto

Mesmo após os bombardeios do Egito e dos Emirados Árabes, as milícias que buscam tomar o controle de Trípoli conseguiram capturar o aeroporto da cidade. Forças comandadas pelo ex-general Khalifa Hifter no leste do país tentaram assumir a autoria dos bombardeios, mas os EUA afirmam que há evidências suficientes para concluir que Hifter mentiu.

Egito e Emirados Árabes se reuniram duas vezes nos últimos sete dias para secretamente bombardear milícias islâmicas que tentam tomar o controle da capital líbia, Trípoli, afirmaram quatro membros do governo americano ao New York Times. Segundo eles, embora os dois países sejam aliados e parceiros militares dos EUA, as ações foram realizadas sem que a Casa Branca fosse informada. Membros do governo egípcio negaram veementemente os bombardeios a diplomatas americanos.

Desde a deposição de Mohammed Mursi no Egito em 2013, o novo governo egípcio, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes formaram um bloco que tenta combater a ameaça de grupos militantes. Contra a tríade estão grupos como a Irmandade Muçulmana, apoiada pelos governos da Turquia e do Qatar, que ganhou força com as revoltas da Primavera Árabe.

A Líbia se tornou um novo campo de batalha e os ataques aéreos incomodaram os diplomatas americanos, que acreditam que tais ações irão inflamar os conflitos num momento em que as Nações Unidas e os países do Ocidente buscam uma resolução pacífica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]