• Carregando...
marte emirados árabes unidos
Centro de controle da missão da sonda “Hope”, no Centro Espacial Mohammed Bin Rashid, em Dubai,| Foto: Giuseppe CACACE/AFP

Os Emirados Árabes Unidos lançaram com sucesso sua primeira missão ao planeta Marte neste domingo (19), tornando-se o primeiro país do Oriente Médio a realizar uma viagem interplanetária.

A sonda Hope foi lançada de um centro espacial do Japão às 18h58 (horário de Brasília) e conseguiu comunicação com o centro espacial em Dubai, que vai operar a espaçonave pelos 494 milhões de quilômetros de viagem, a 121 mil km/h. Ela deve chegar à orbita de Marte em fevereiro de 2021, para coletar dados sobre a atmosfera marciana, e deve ficar lá por 687 dias, equivalente a um ano no planeta vizinho.

"A Sonda Hope é o culminar de cada passo que os humanos deram ao longo da história para explorar as profundezas desconhecidas do espaço", tuitou a conta oficial da missão logo após o lançamento. A viagem interplanetária custou US$ 200 milhões aos Emirados Árabes Unidos e vinha sendo planejada desde 2014. Mas o país sonha mais alto: em 2117 quer estabelecer uma colônia no país vermelho.

Estados Unidos e China estão planejando missões para Marte, as quais devem ser lançadas ainda em julho ou agosto. Os três países estão lançando suas sondas agora para aproveitar a janela bianual em que Marte e Terra estão mais próximos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]