
Confira outros vencedores do Ig Nobel
Prêmio da Psicologia: Anita Eerland and Rolf Zwaan e Tulio Guadalupe (Holanda) pelo estudo que mostra como a inclinação para a esquerda pode dar a impressão da Torre Eiffel ser menor.Prêmio da Paz: A empresa SKZ (Rússia) por converter velha munição russa em novos diamantes.Prêmio de Acústica: Kazutaka Kurihara and Koji Tsukada (Japão) por criarem o SpeechJammer, máquina que interrompe o discurso de uma pessoa ao fazer a própria oradora ouvir as palavras com uma pequeno delay.Prêmio de Neurociência: Craig Bennett, Abigail Baird, Michael Miller, and George Wolford (Estados Unidos) por demonstrarem que pesquisadores do cérebro podem, através de complexos instrumentos e simples estatísticas, identificar atividades cerebrais em diversos seres, até em um salmão morto.Prêmio de Química: Johan Pettersson (Suécia) por solucionar a polêmica sobre o porquê de algumas pessoas da cidade sueca de Anderslöv terem ficado com o cabelo verde.Prêmio de Literatura: O General Accountability Office (algo como Escritório de Responsabilidade, que investiga os gastos do poder público) do governo americano por ter divulgado um artido sobre artigos que falam sobre artigos que recomendam a preparação de artigos sobre artigos sobre artigos sobre artigos.Prêmio de Física: Joseph Kelle e Raymond Goldstein (Estados Unidos), além de Patrick Warren e Robin Ball (Reino Unido) por descobrirem equação que prevê o futuro formato de um rabo de cavalo.Prêmio de Dinâmica dos Fluidos: Rouslan Krechetnikov (Rússia) e Hans Mayer (Estados Unidos) por estudarem a dinâmica do que ocorre quando uma pessoa caminha com um copo de café na mão.Prêmio de Anatomia: Frans de Waal (Holanda) and Jennifer Pokorny (Estados Unidos) por descobrirem que chimpanzés podem ifentificar outros chimpanzés através de fotografias das costas.Prêmio de Medicina: Emmanuel Ben-Soussan and Michel Antonietti (França) por advertirem doutores que realizam colonoscopias a minimizarem as chances dos pacientes explodirem.
Uma equipe formada por britânicos e americanos que revelou a equação para prever o formato de um rabo de cavalo ganhou o prêmio Ig Nobel de Física, dedicado às descobertas científicas mais estranhas do ano. Patrick Warren, Raymond Goldstein, Robin Ball e Joe Keller receberam o troféu em uma cerimônia de gala realizada na quinta-feira (20) na Universidade de Harvard.
"Estou impressionado em como um trabalho que eu realizei atraiu tanta atenção", disse Warren, pesquisador da Unilever, à BBC News. "Meu campo de pesquisa, a física estatística, não é muito conhecido. Então fico feliz de ter feito algo que tenha estimulado a imaginação das pessoas".
A equação leva em conta a rigidez das fibras capilares, os efeitos da gravidade e a presença de ondulação aleatória para determinar o comportamento dos rabos de cavalo. A novidade pode ser usada para prever o formato que o cabelo terá quando jogado para trás e arrumado.
"Imaginei a possibilidade de contribuir de alguma forma para a área de animação digital. O cabelo, por exemplo, é muito difícil de ser retratado neste tipo de filme", explica Warren.
Entre outros vencedores, equipes que estudaram como chimpanzés podem se reconhecer pelas costas e o porquê do café espirrar para fora do copo quando a pessoa está em movimento.
Apesar de algumas destas pesquisas parecerem excêntricas, boa parte teve a intenção de resolver problemas reais e foram publicadas em jornais e revistas especializados.
-
Estatais no vermelho: sob Lula, empresas federais voltam a ter déficit
-
Governador, parlamentares e ministros já brigam pelo espólio político de Dino no Maranhão
-
Negociações de bastidor que levaram à escolha de Dino revelam o jogo entre os Três Poderes
-
O que são os centros de doutrinação wahhabi que se multiplicam no Ocidente