• Carregando...

Quito - Mais da metade – 57% dos eleitores equatorianos –, entrevistados em uma pesquisa recente, dizem que votarão a favor da nova Constituição do país, que será submetida a referendo no domingo. A Assembléia Constituinte, na qual os partidários do presidente Rafael Correa têm a maioria, aprovou em julho a nova Carta, com 444 artigos, após oito meses de debates, mas o projeto de lei precisa ser aprovado em plebiscito para vigorar.

A Constituição proposta pelo governo aumentará de maneira considerável o papel do Estado na economia. A empresa de pesquisas Informe Confidencial informou nesta quarta-feira que, se o referendo ocorresse hoje, 57% do eleitorado votaria a favor da Constituição, enquanto 28% votariam contra. Outros 7% dizem que anularão os votos e 8% afirmam que deixarão os votos em branco.

A Informe Confidencial entrevistou 3,8 mil pessoas em 20 e 21 de setembro. A pesquisa tem margem de erro de três pontos porcentuais.

A oposição na Assembléia Constituinte reclamou que o rascunho da Constituição dará muitos poderes a Correa, inclusive a possibilidade de dissolver o Congresso e controlar as políticas econômica e monetária, usurpando a autonomia do Banco Central. A nova Constituição permitirá também a reeleição de Correa para mais dois mandatos de quatro anos cada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]