• Carregando...
Rod Blagojevich acena para jornalistas ao deixar sua casa em Chicago | Tasos Katopdis / AFP Photo
Rod Blagojevich acena para jornalistas ao deixar sua casa em Chicago| Foto: Tasos Katopdis / AFP Photo

O presidente eleito dos EUA, Barack Obama, não teve contato com o governador de Illinois, Rod Blagojevich, e seus assessores não tiveram discussões "impróprias" com a equipe do governador sobre o suposto esquema de venda da vaga de Obama no Senado, segundo um comunicado divulgado nesta segunda-feira (15) pela equipe do presidente eleito. O comunicado informa que a equipe de Obama, que prometeu mais cedo divulgar uma lista completa dos contatos com Blagojevich nos últimos dias, não vai mais soltar os detalhes sobre os contatos, cumprindo uma determinação da procuradoria federal. O objetivo é não atrapalhar as investigações.

Blagojevich, democrata de 51 anos, é acusado de conspiração, de fraude, de pedir propina relacionada com o processo de sucessão do presidente eleito, Barack Obama, no Senado dos EUA e também de obter contribuições de campanha em troca de favores oficiais. Ele nega as acusações.

Obama já negou várias vezes que ele e sua equipe tivessem conhecimento do esquema da venda da vaga ou envolvimento nele.

O governador e seu chefe de gabinete, John Harris, foram descobertos durante um processo federal de investigação, que incluiu uma série de escutas telefônicas autorizadas pela Justiça no mês passado.

Blagojevich, segundo as investigações, buscava um bom salário em uma fundação sem fins lucrativos ou afiliada a um sindicato, uma vaga em um conselho corporativo para sua mulher, promessas de verbas de campanha, e também um cargo de gabinete ou de embaixada relacionados com sua escolha para o Senado, segundo documento do FBI.

Blagojevich, que está em seu segundo mandato, é o último de uma série de governadores de Illinois a apresentar problemas com a lei. Seu antecessor imediato, George Ryan, está na prisão após uma condenação por corrupção.

No final da terça-feira, Blagojevich foi libertado sob fiança. Ele apareceu no tribunal de roupa esportiva e não fez comentários ao depositar a fiança de US$ 4.500.

Vaga no Senado

No estado de Illinois, base eleitoral do presidente eleito Barack Obama, o governador é encarregado de selecionar um sucessor quando um dos senadores do estado abandona o cargo antes do fim do mandato.

Obama, que era senador por Illinois, renunciou logo após ter sido eleito em 4 de novembro, para se dedicar integralmente à transição de governo.

Segundo Fitzgerald, a investigação não cita que Obama soubesse do suposto esquema do governador.

O procurador também disse que a prisão e o processo contra o governador não impedem Blagojevich de nomear o sucessor de Obama.

Gibbs, porta-voz de Obama, chegou a dizer que o Congresso deveria considerar a hipótese de realizar uma eleição para escolher o novo senador por Illinois.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]