• Carregando...

O partido no poder na Turquia convocou para este domingo (9) em Ancara uma concentração de apoio ao primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, enquanto continuam os protestos antigovernamentais em todo o país. A Polícia de Ancara usou na noite deste sábado (8) gás lacrimogêneo e jatos d'água para dispersar milhares de pessoas que protestavam perto das sedes governamentais, em um episódio mais da maior onda de protestos contra o Executivo em uma década.

O partido governante de Erdogan, o islamita moderado AKP, rejeitou os pedidos de eleições antecipadas e qualificou os protestos como uma tentativa da oposição para derrubar o Executivo.

Os protestos, derivados da indignação por causa da violenta repressão de um grupo de ecologistas que defendia um parque de Istambul da demolição, são o maior desafio ao poder de Erdogan desde que chegou ao poder em 2002.

Até agora, os protestos deixaram dois manifestantes mortos e um policial, três em coma e mais de 4.000 feridos. A praça Taksim de Istambul será palco neste domingo de outro dia de protestos com a chegada de várias marchas.

Ao mesmo tempo os partidários de Erdogan se reunirão no aeroporto de Ancara para dar as boas-vindas ao líder, que chegará de Istambul, no que se apresenta como uma nova demonstração de força do Governo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]