• Carregando...

A abertura de uma escola de arte na pequena cidade de Ancud, na Ilha de Chiloé, sul do Chile, está gerando polêmica entre os vizinhos. A instituição, prevista para abrir no fim deste mês, leva o nome do ditador chileno Augusto Pinochet e usa como símbolo a suástica nazista.

Em entrevista ao site chileno soychile.cl, o responsável pela Escola de Arte Presidente General Augusto Pinochet Ugarte, Godofredo Rodríguez Pacheco, de 44 anos, dá de ombros às críticas que recebe, principalmente da comunidade judia da ilha. Ele diz ter conhecimento em aquicultura e ser amante do nacionalismo e promotor da ideologia hitleriana.

"Para mim o nome da escola não é polêmico. Por que outras utilizam o nome de Salvador Allende, um judeu e, além do mais, maçom?", defende-se.

Pacheco rebate os que se opõem à sua escola usando como argumento o quadro educacional do país. Para ele, os maçons "manipulam a educação e não ensinam o que corresponde ao Terceiro Reich". Embora se mostre entusiasta do nazismo, ele nega fazer apologia sobre o tema.

"Deve-se contar a história de outra maneira, porque há muita manipulação a respeito. Na Europa, se eu falo sobre isso, sou preso, mas não tenho medo", declarou ao site.

As aulas já têm data para começar: dia 28 de março. E Godofredo está à procura de alunos para a escola, localizada no centro da cidade. A fachada é discreta, amadeirada. O que chama atenção é o enorme cartaz vermelho com a suástica nazista estampada no centro. O nome da instituição vem logo acima da peça.

Desde 2000 o projeto estava em gestação. O objetivo, diz o criador, é melhorar a qualidade da educação no país. A ambição, porém, extrapola o campo educacional e invade o político: a ideia é formular uma nova proposta nacionalista no país.

"Meu objetivo final é criar um partido político, uma proposta política nacionalista pensada a partir de Chiloé, ou seja, para não nos trazer coisas prontas de outros lados, não é necessário ir ao exterior para trazer novas ideias", explica Godofredo, que garante: "Não me importo que me rotulem de nazista".

Na grade curricular, as matérias variam entre história da medicina no Chile e anamofisiologia humana. Esse leque se deve ao idealizador da escola achar que o conceito de arte é amplo. "Esta será uma escola que fortalecerá a direita política na região. Eu não darei aulas a democrata-cristão ou a qualquer esquerdista", promete.

Segundo informações do site 24horas.cl, a movimentação para o fechamento da escola já ocorre na ilha. Um ex-deputado democrata-cristão anunciou que vai entrar com pedido no governo da Província de Chiloé para o fechamento da escola. Representantes da comunidade judaica local também levaram o caso ao Ministério do Interior para que sejam tomadas providências à respeito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]