• Carregando...
Veja como ficou o mapa da União Européia com o ingresso da Eslováquia |
Veja como ficou o mapa da União Européia com o ingresso da Eslováquia| Foto:

As agências bancárias da Eslováquia abriram ontem, em pleno feriado de ano-novo, para uma ocasião especial — permitir que os cidadãos começassem a sacar dinheiro em euros, no primeiro dia de adoção da moeda europeia no país. A Eslováquia abandonou a coroa eslovaca e passou a ser o 16º país a adotar o euro como moeda nacional.

A decisão da pequena nação alpina, com 5,4 milhões de habitantes, de abandonar a coroa eslovaca e se juntar à Zona do Euro, parece ainda mais sábia em meio à crise financeira mundial, porque outros países europeus que não adotaram o euro viram suas moedas quase entrarem em colapso e tiveram que pedir socorro ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Com a adesão da Eslováquia, o euro será usado agora por 330 milhões de pessoas e a Zona do Euro representa países que têm um Produto Interno Bruto (PIB) anual de mais de 4 trilhões de euros (US$ 5,6 trilhões).

"Eu congratulo a Eslováquia e dou as boas-vindas aos seus cidadãos à Zona do Euro", disse o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso. "O euro ajudará a Eslováquia a tomar parte no sistema e a se beneficiar do esforço coletivo da União Europeia em se recuperar da atual crise econômica", disse Barroso.

"Mas o euro é algo mais que apenas uma moeda. Neste histórico primeiro dia de 2009, a Eslováquia é um símbolo do progresso político e econômico da integração da União Europeia", acrescentou.

"Nós estamos dizendo adeus à coroa eslovaca que significou tanto para nós", afirmou o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico. "Uma parte de nós, da identidade eslovaca, foi embora".

Fico foi um dos primeiros eslovacos a sacarem o novo dinheiro de um caixa automático no centro de Bratislava, na manhã de ontem. Ele sacou 100 euros, em cinco notas de 20 euros. Até 16 de janeiro, a Coroa eslovaca será aceita no país e circulará junto ao euro. As agências bancárias abrirão no próximo final de semana como parte da transição.

A Eslováquia é o primeiro país que participou do bloco soviético a adotar o euro — embora a Eslovênia, que era uma nação comunista que fazia parte da Iugoslávia (até 1991) ter sido o primeiro país ex-comunista a adotar a nova moeda. A Iugoslávia não era alinhada com os soviéticos.

O euro foi introduzido nos mercados financeiros em 1999 e suas primeiras notas entraram em circulação em 1º de janeiro de 2002.

Tchecos assumem a presidência do bloco

No dia em que a Eslováquia adotou o euro, a República Tcheca substituiu a França na presidência rotativa da União Europeia, à frente da qual passará os próximos seis meses.

O país, ex-membro da cortina de ferro soviética, se tornou membro do bloco europeu em 2004, e agora assume sua liderança em tempos de crise financeira, graves conflitos no Oriente Médio, com os ataques de Israel a Gaza, e uma séria disputa entre Rússia e Ucrânia a respeito do fornecimento de gás.

"O conflito no Oriente Médio representa um primeiro desafio", reconheceu o chefe da diplomacia tcheca, Karel Schwarzenberg.

A missão pode se tornar especialmente difícil para o primeiro-ministro tcheco, Mirek Topolanek, que precisará enfrentar a indiferença e o ceticismo do presidente, Vaclav Klaus, que recentemente classificou a presidência tcheca como "desimportante".

Outros obstáculos são o estabelecimento de uma data para a adoção do euro em detrimento da coroa tcheca e a ratificação do Tratado de Lisboa, que reformará as instituições do bloco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]