• Carregando...
Refugiados cruzam a fronteira da Hungria: Comissão Europeia propõe divisão entre países. | MarkoDJurica/Reuters
Refugiados cruzam a fronteira da Hungria: Comissão Europeia propõe divisão entre países.| Foto: MarkoDJurica/Reuters

A Espanha está disposta a receber todos os refugiados propostos pela Comissão Europeia, anunciou o governo espanhol nesta terça-feira (8), em uma mudança de postura acentuada após ter afirmado que estava sendo cobrada a receber pessoas demais.

“A Espanha irá receber os refugiados que a União Europeia nos pediu para receber”, disse a vice-primeira-ministra espanhola, Soraya Sáenz de Santamaría, em uma entrevista à rede de televisão La Sexta.

Soraya não discutiu os números, mas na quarta-feira (9) o braço executivo da UE deve propor cotas nacionais para realocar 160 mil postulantes a asilo que chegaram a Grécia, Hungria e Itália, sendo mais de 19 mil na Espanha.

Os comentários pareceram um guinada de 180 graus do governo espanhol de centro-direita, que resistiu à proposta original da Comissão, em maio, argumentando que a Espanha acolheria uma quantidade menor de refugiados porque sua taxa de desemprego de 22 por cento e os migrantes aportando às suas praias vindos diretamente da África limitam sua capacidade de absorção.

Originalmente a Comissão havia sugerido que a Espanha recebesse quase 6 mil refugiados entre aqueles já na UE e aqueles de fora do bloco sendo reassentados, mas Madri só concordou em aceitar 2.749.

Questionada a respeito das razões da mudança de postura, a vice-premiê disse que a situação mudou e que o foco deixou de ser os migrantes que cruzam o Mar Mediterrâneo saindo da Líbia para a crise migratória no leste da Europa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]