• Carregando...
 | REUTERS/Max Rossi/Kai Pfaffenbach
| Foto: REUTERS/Max Rossi/Kai Pfaffenbach

Saiba mais

Roma deve receber um milhão de pessoas para as canonizações de João Paulo II e João XXIII neste domingo (27). O anúncio foi feito pelo ministro italiano Angelino Alfano na manhã deste sábado.

Leia a matéria completa.

A presença de Bento XVI na canonização dos papas João Paulo II e João XXIII neste domingo (27) foi confirmada na manhã deste sábado pelo porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi. Será a primeira vez que dois papas celebrarão uma missa de canonização de dois outros romanos pontífices. Segundo Lombardi, o papa emérito estará com outros cardeais e bispos no lado esquerdo do altar.

No início da semana, o Vaticano teve de enfrentar informações desencontradas sobre a possibilidade de Bento XVI estar ou não na cerimônia. No mesmo dia em que Liberio Andreatta, responsável pela organização da missa e presidente da Obra Romana de Peregrinação, assegurou à jornalistas que o papa emérito estaria presente, Lombardi anunciou em coletiva de imprensa que o comparecimento do pontífice à celebração "não era garantida". A confirmação oficial, segundo Lombardi, foi dada nos últimos dias.

Desde que deixou o papado, em 28 de fevereiro de 2013, Bento XVI vive em recolhimento na residência Mater Ecclesiae, um mosteiro dentro do Vaticano. Com 87 anos de idade, o papa participa de encontros com pequenos grupos de pessoas dentro do Vaticano e se dedica, de acordo com Lombardi, à oração, à leitura e à reflexão. "Para nós é uma alegria a sua decisão de estar na Praça de São Pedro amanhã", disse Lombardi.

A celebração contará com a presença de 150 cardeais, mil bispos e cerca de 900 sacerdotes. No altar, ao lado de Francisco, estarão o cardeal Agostino Vallini, vigário-geral de Roma, o cardeal polonês Stanislao Dziwisz, o famoso secretário de João Paulo II, e Francesco Beschi, bispo de Bergamo, cidade natal de João XXIII.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]