• Carregando...
No fim da cerimônia, papa Francisco cumprimentou os fiéis na Praça de São Pedro | reuters / tony gentile
No fim da cerimônia, papa Francisco cumprimentou os fiéis na Praça de São Pedro| Foto: reuters / tony gentile

Os dias dos santos

Os dias de veneração dos novos santos são o 11 de outubro, para João XXIII, e o 22 de outubro, para João Paulo II. O dia 11 de outubro foi o dia em que João XXIII inaugurou o Concilio Vaticano II em 1962. Já, em 22 de outubro de 1978, João Paulo II começou oficialmente o seu pontificado.

Domingo da Misericórdia

O 27 de abril foi o dia escolhido para as canonizações de João XXIII e João Paulo II porque a data caiu este ano no primeiro domingo depois da Páscoa, proclamado por Karol Wojtyla, em 2000, como o "Domingo da Divina Misericórdia". Foi na véspera de um domingo como esse que faleceu o papa polonês, em 2 de abril de 2005.

  • Praça de São Pedro neste domingo. A policia italiana manteve um forte esquema de segurança para atender os peregrinos
  • No fim da Missa, Francisco percorreu a Via della Conciliazione de papamóvel
  • Papa Francisco durante a missa deste domingo
  • Papa se aproxima de uma imagem da Virgem Maria, antes de começar a Missa
  • Multidão em Via della Conciliazione
  • Devotos dormem na rua antes do início da celebração
  • Senhora mostra foto de encontro com Karol Wojtyla
  • Religiosos ajudam a preparar os cálices para a comunhão
  • Fiéis carregam imagem de João XXIII
  • O papa emérito Bento XVI participa da Missa
  • Mil bispos concelebram com o papa Francisco
  • Fiéis dormem em Piazza Navona
  • Padres esperam a Missa com canções
  • Mulher lava os dentes depois de tomar café da manhã na Praça de São Pedro
  • Fiéis perto da Praça de São Pedro

Em cerimônia inédita na história da Igreja Católica, o papa Francisco canonizou na manhã deste domingo (27) o italiano João XXIII, Angelo Roncalli, e o polonês João Paulo II, Karol Wojtyla. O evento ficou conhecido na imprensa italiana como "o dia dos quatro papas" porque a cerimônia foi concelebrada também pelo papa emérito Bento XVI. Tal união particular de "papas" dificilmente será repetida.

Autoridades estimam que 800 mil pessoas estiveram na Praça de São Pedro e na Via della Conciliazione, mas não souberam precisar quantas permaneceram nas ruas próximas ao Vaticano. Anteriormente, jornais italianos chegaram a afirmar que 3 milhões de pessoas tinham acompanhado a cerimônia.

FOTOS: Veja imagens deste domingo em Roma

Legado dos papas transcende a Igreja Católica

João XXIII percebeu as mudanças do mundo e João Paulo II o percorreu

Santos para todos os gostos

Confira a cronologia dos processos de canonização de João Paulo II e João XXIII

Na homilia, Francisco enalteceu as biografias dos dois novos santos por "não se terem deixado vencer pelas tragédias do século 20". Para ele, João XXIII e João Paulo II foram "homens corajosos" que não tiveram vergonha dos sofrimentos "dos mais necessitados". "Nestes dois homens contemplativos morava uma esperança e uma alegria invencíveis e gloriosas", disse o pontífice.

O rito da canonização foi realizado logo no início da cerimônia, às 10h20 (5h20 no horário de Brasília). Em seguida, as relíquias dos novos santos foram colocadas à esquerda do altar e Francisco as beijou. A de Karol Wojtyla é uma ampola com sangue que foi levada por Floribeth Mora Diaz, costa-riquenha curada de um aneurisma cerebral em 2011, milagre atribuído à intercessão de João Paulo II. A relíquia de João XXIII é um fragmento de pele retirado na exumação do corpo do santo em 2000. A peça foi levada ao altar pelos familiares de Roncalli, entre eles o sobrinho-neto Marco Roncalli, autor de uma biografia sobre o novo santo.

Espera

A celebração começou às 10 horas (5h pelo horário de Brasília), mas desde a noite de sábado milhares de pessoas esperavam a abertura das entradas bloqueadas em Via della Conciliazione, avenida que dá acesso à Praça de São Pedro. Muitos dormiram nas calçadas e no asfalto. Quando os portões foram abertos, às 5h30 (1h30 no horário de Brasília), muitas pessoas não conseguiram entrar porque o local lotou rapidamente.

A polícia italiana manteve um forte esquema de segurança. Mais de 10 mil agentes fizeram revistas minuciosas em todos aqueles que entraram em Via della Conciliazione. Foi criada ainda uma "área vermelha" dentro do Vaticano, de máxima segurança, onde poucos puderam ingressar.

Canonizações em Roma

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]