• Carregando...
Imagem aérea dos arredores da Union Building, sede do Governo sul-africano | REUTERS/GCIS/Handout via Reuters
Imagem aérea dos arredores da Union Building, sede do Governo sul-africano| Foto: REUTERS/GCIS/Handout via Reuters

Cerca de 40 mil pessoas passarão pelo velório de Nelson Mandela na sede do Governo sul-africano em Pretória nos dois primeiros dias, segundo estimam as autoridades.

"Há muito interesse e está chegando gente não só de todos cantos da África do Sul, mas do resto da África, Europa, de todo o mundo", ressaltou nesta quinta-feira Selby Bocaba, responsável do dispositivo de transporte organizado para chegar ao velório.

Milhares de pessoas formam longas filas desde 5h local (1h, em Brasília) nos arredores da Union Building, sede do Governo sul-africano, para poder se despedir de seu herói, acrescentou Bocaba em declarações aos jornalistas.

Fontes das Forças de Segurança informaram à Agência Efe que a aglomeração de pessoas é muito superior a de ontem, primeiro dia de abertura do velório.

"Estamos tentando atender o maior número possível de pessoas, queremos que todos possam se despedir de Madiba (nome popular do ex-presidente em seu país)", apontou Bocaba.

A cidade de Pretória mobilizou uma frota de 80 ônibus, que transportam 60 passageiros em cada viagem que realizam à colina onde está o Union Buildings.

O porta-voz governamental assegurou, no entanto, que serão colocados mais ônibus à disposição do público se for necessário.

A capital sul-africana também habilitou três estacionamentos onde os visitantes podem deixar seu carro e pegar um ônibus, que continua sendo a única forma de chegar até o local.

As medidas de segurança desdobradas nos arredores e em toda a cidade são mais visíveis que as de ontem, com polícia e soldados patrulhando todos os bairros.

Desde o ar, um helicóptero supervisiona o perímetro do edifício do Governo, no qual se avistam longas filas.

"Está havendo atrasos porque a afluência hoje é maior", admitiu o porta-voz das autoridades de Pretória.

Cerca de 20 mil pessoas, entre parentes, dignatários e público geral, passaram ontem pelo velório de Mandela.

"O povo deve estar tranquilo, ser paciente. Se hoje não puderem vê-lo, amanhã ainda terão mais uma chance. Não queremos que ninguém fique sem ver Mandela", diz um comunicado

Amanhã será a última oportunidade de se despedir do ex-presidente, antes que corpo seja levado para Qunu, cidade no sudeste do país onde será enterrado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]