• Carregando...

Dezenas de pessoas esperam, entre danças tradicionais, o corpo de Nelson Mandela na pequena aldeia de Qunu, no sudeste da África do Sul, onde o caixão chegará logo mais para ser enterrado no domingo (15).

"Vim de perto da cidade de East London, a três horas, porque quero render meu último tributo a Nelson Mandela", disse à Agência Efe a jovem Lungelo Magengelwa, vestida com uma camiseta amarela com o rosto do ex-presidente.

"É um momento muito emocionante, estou prestes a chorar", acrescentou.

Junto a ela, mulheres vestidas com trajes tradicionais xhosa - a etnia majoritária na região e à qual pertencia também Mandela - dançam e entoam canções em seu idioma em lembrança de seu morador mais ilustre.

Enquanto isso, os organizadores do funeral em Qunu distribuem bandeiras entre as pessoas que ocupam as margens da estrada N2, pela qual chegará o cortejo fúnebre.

Dois cordões policiais em ambos lados mantêm moradores e jornalistas fora da estrada, onde passam, com frequência e a grande velocidade, veículos policiais ou de protocolo com as sirenes ligadas.

O avião com o corpo de Nelson Mandela decolou hoje às 11h58 locais (7h58 de Brasília) da base militar de Waterkloof, perto de Pretória, rumo ao aeroporto de Mthatha, capital da região na qual se encontra Qunu.

O funeral de Estado pelo antigo estadista vai acontecer amanhã nesta aldeia, na qual cresceu e na qual pediu ser enterrado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]