• Carregando...
Dilma (ao centro) partiu para Johanesburgo com seus antecessores Luiz Inácio Lula da Silva (à dir. de Dilma), Fernando Henrique Cardoso (à esq. de Dilma), Fernando Collor de Mello (à dir.) e José Sarney (à esq.) | Reuters/Roberto Stuckert Filho/Presidência da República/Divulgação
Dilma (ao centro) partiu para Johanesburgo com seus antecessores Luiz Inácio Lula da Silva (à dir. de Dilma), Fernando Henrique Cardoso (à esq. de Dilma), Fernando Collor de Mello (à dir.) e José Sarney (à esq.)| Foto: Reuters/Roberto Stuckert Filho/Presidência da República/Divulgação

A presidente Dilma Rousseff viajou nesta segunda-feira (9) para a África do Sul para presenciar os funerais do líder sul-africano Nelson Mandela, acompanhada por todos os ex-presidentes do Brasil vivos, informaram fontes oficiais.

Dilma partiu para Johanesburgo com seus antecessores Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor de Mello e José Sarney, que convidou a formar a delegação brasileira.

"O Estado brasileiro se une para honrar Mandela, exemplo que guiará todos aqueles que lutam pela justiça social e pela paz", escreveu Dilma em sua conta na rede social Twitter antes de viajar para a África do Sul.

A presidente acrescentou que "é uma honra poder reunir todos os ex-presidentes num objetivo comum", o qual considerou como "uma demonstração de que as eventuais divergências no dia-a-dia não contaminam as posições do Estado Brasileiro".

A delegação brasileira deve assistir amanhã a uma missa em memória do ex-presidente sul-africano, que será realizada no FNB Stadium (antigo Soccer City) de Soweto.

Será a primeira vez que todos os ex-presidentes brasileiros participarão juntos de um ato internacional.

Em 2005, Lula convidou todos os seus antecessores aos funerais do papa João Paulo II no Vaticano, mas Collor não pôde viajar, e só foram Sarney, Cardoso e Itamar Franco, que morreu em 2011.

Os funerais de Mandela durarão até domingo, dia 15, quando o ex-presidente sul-africano será sepultado em Qunu, a aldeia onde passou sua infância.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]