• Carregando...

O primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, destacou nesta sexta-feira o legado do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, que "representa a paz e a reconciliação".

"Mandela chegou a representar algo que foi muito mais do que uma resolução dos assuntos do apartheid e da África do Sul, chegou a representar algo bastante inspirador para o futuro do mundo e para a paz e a reconciliação no século XXI", declarou Blair à Rádio BBC.

Para o ex-primeiro-ministro britânico, Mandela foi "um grande homem, que fez do racismo não só algo imoral, mas estúpido", acrescentou.

Blair também afirmou que Mandela tinha uma boa relação com o Reino Unido, local "que admirava como país e gostava das pessoas".

Por sua vez, o ex-primeiro-ministro do Reino Unido John Major disse que Mandela deixou uma "marca indelével" pois mostrou ao mundo que "a reconciliação é melhor que as represálias".

O ex-presidente sul-africano fez em 1996 -durante seu mandato- a primeira visita de Estado ao Reino Unido, onde foi recebido pela rainha Elizabeth II.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]