• Carregando...
Logo da gigante de telecomunicações chinesa Huawei na feira de tecnologia de Hanover, na Alemanha | Foto: JOHN MACDOUGALL/AFP
Logo da gigante de telecomunicações chinesa Huawei na feira de tecnologia de Hanover, na Alemanha | Foto: JOHN MACDOUGALL/AFP| Foto:

Líderes atuais do Pentágono e seus antecessores alertaram que o uso de tecnologia chinesa em redes de telecomunicações sem fio 5G por aliados na Europa e na Ásia colocam em risco futuras operações militares.

Em um comunicado divulgado na quarta-feira (3), seis ex-funcionários do Departamento de Defesa dos EUA observaram que a imensa largura de banda e as velocidades super altas dos próximos sistemas 5G – até 100 vezes mais rápido que as atuais plataformas 4G – possivelmente serão usados pelos militares dos EUA para compartilhar dados com aliados ou transferir informações durante combate.

E eles e as autoridades de defesa dos EUA alertam que permitir que empresas chinesas como a Huawei usem essas redes apresenta riscos inaceitáveis ​​de espionagem e ataques cibernéticos a operações militares por causa dos supostos vínculos da empresa com o governo chinês e uma lei chinesa de 2017 que exige que as empresas, se ordenadas, cooperem em atividades de vigilância.

"Nossa preocupação é com operações futuras, mas o tempo para a ação é agora", disseram os líderes, que incluem o almirante aposentado James Stavridis e o general aposentado Philip Breedlove, os dois mais recentes comandantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e do Comando Europeu dos EUA; o aposentado almirante Samuel Locklear III, ex-chefe do Comando do Pacífico dos EUA; e um ex-diretor de inteligência nacional, o tenente-general aposentado James R. Clapper Jr.

A declaração contundente – a primeira de tantos ex-comandantes – foi feita durante a abertura de uma cúpula da Otan que reúne ministros do Exterior em Washington.

"Como líderes militares que comandaram as tropas americanas e aliadas ao redor do mundo, temos sérias preocupações sobre um futuro em que uma rede 5G desenvolvida pela China é amplamente adotada entre nossos aliados e parceiros", disseram eles.

Líderes do Pentágono também estão soando o alarme. Na semana passada, Ellen Lord, subsecretária de defesa para aquisição e sustentação, disse em uma conferência no Atlantic Council que a China está engajada em uma luta com os Estados Unidos pela "supremacia digital" econômica e militarmente.

Ela pediu uma estratégia integrada do governo dos EUA em parceria com o Vale do Silício e a comunidade de investimentos para combater as ambições da China. Ela alertou que, se outros parceiros usarem equipamentos de um fornecedor como a Huawei, "poderíamos ser superados rapidamente tecnicamente", o que poderia diminuir a vantagem do campo de batalha.

"Se nossos aliados e parceiros usarem uma solução da Huawei, precisaremos reconsiderar como compartilhamos informações críticas com eles", disse Lord.

Na semana passada, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Joseph F. Dunford Jr., previu uma ameaça "ampla e fundamental" à segurança nacional se a Huawei for autorizada a construir redes de aliados. "Um elemento fundamental de uma aliança é a capacidade de compartilhar informações com segurança", disse ele ao Comitê de Serviços Armados da Câmara.

No mês passado, o secretário de defesa interino Patrick Shanahan observou uma série de iniciativas do governo chinês que buscam melhorar a influência chinesa globalmente, muitas vezes através de meios questionáveis, disse ele. "Com iniciativas como a Digital Silk Road, o programa Made in China 2025 e o programa Thousand Talents em jogo, que estimulam empresas e indivíduos a participarem de suas licitações, a China quer roubar seu caminho para uma infraestrutura tecnológica global controlada pela China, incluindo uma rede 5G", disse ele ao Comitê de Serviços Armados do Senado.

"Deixe-me ser perfeitamente claro", disse ele, "os Estados Unidos não se opõem à competição, desde que ela ocorra em um campo justo e nivelado. No entanto, não podemos aceitar as ações injustas e ilegais de outros que pretendem inclinar o campo jogando através de economia predatória e táticas dissimuladas".

Campanha de persuasão

Não há nenhum fornecedor norte-americano de componentes de rede 5G de ponta a ponta. As principais empresas de telecomunicações dos EUA, que se comprometeram a excluir a Huawei e outra empresa chinesa, a ZTE, de seus sistemas 5G, dependem dos fornecedores europeus Ericsson e Nokia e da sul-coreana Samsung. Mas a Huawei, maior fornecedora de equipamentos de telecomunicações do mundo, está apostando em uma grande jogada para fazer negócios com transportadoras rurais nos Estados Unidos e com países da Europa e do mundo em desenvolvimento.

A lei dos EUA proíbe o governo e seus contratantes de comprar equipamentos fabricados pela Huawei e pela ZTE. A legislação está pendente no Congresso para impedir que empresas dos EUA forneçam a Huawei e outras empresas de telecomunicações chinesas componentes essenciais. A Casa Branca tem preparado há meses uma ordem executiva que efetivamente baniria empresas chinesas da cadeia de fornecimento de telecomunicações dos EUA.

Países como Polônia, Estônia e Alemanha na Europa, e Indonésia, Cingapura e Filipinas na Ásia estão avaliando a inclusão da Huawei em seus sistemas de próxima geração. Os Estados Unidos montaram uma campanha para persuadir os parceiros de que usar a Huawei representa riscos de segurança inaceitáveis.

Riscos

Os ex-comandantes americanos disseram que suas preocupações se dividem em três categorias: espionagem, operações militares e direitos humanos. Observando a lei chinesa de 2017, eles alegaram que o fornecimento de antenas de rádio e outros equipamentos de comunicação pela Huawei poderia fornecer ao governo chinês um meio de capturar dados "à vontade".

O fundador da Huawei, Ren Zhengfei, insiste que sua empresa nunca permitiu a espionagem do governo chinês e não planeja fazê-lo. Mas as autoridades dos EUA estão céticas quanto à resistência da empresa a uma diretiva do governo.

O Pentágono está avaliando como poderia usar as futuras redes 5G para compartilhar informações ou conduzir operações militares. Ex-funcionários dizem que as deficiências das atuais comunicações por satélite, que são vulneráveis ​​à interferência chinesa e russa, tornam os sistemas sem fio 5G uma alternativa lógica. Mas se eles usarem equipamentos não confiáveis, dizem esses funcionários, os dados podem ser roubados ou manipulados, ou as operações podem ser interrompidas.

"Você está tentando atingir a capacidade do adversário", disse o almirante Mark Montgomery, ex-diretor de operações do Comando do Pacífico e ex-diretor de políticas do Comitê de Serviços Armados do Senado. "Os dados precisam ser precisos e quase em tempo real e confiáveis. Uma rede 5G será altamente desejável - a menos que seja construída pela Huawei".

Os ex-funcionários também disseram estar preocupados com o fato de a exportação das tecnologias 5G da China "promover um pernicioso autoritarismo de alta tecnologia".

Se a Huawei for convidada por governos estrangeiros para construir suas novas redes, Pequim poderá ter acesso aos dados de bilhões de pessoas, alegam eles. A China já é líder mundial na implantação de reconhecimento facial e de caminhada em ambientes que variam de aeroportos a salas de aula, e criou o que é provavelmente o maior aparato de censura do mundo para monitorar as mensagens privadas de 1 bilhão de usuários no aplicativo WeChat.

Na região de Xinjiang, no oeste da China, as autoridades confiaram na ampla coleção de comunicações eletrônicas para apoiar um programa de detenção que envolveu mais de 1 milhão de cidadãos muçulmanos.

Os ex-funcionários dizem temer que a coleta de dados desenfreada, combinada com informações recolhidas de redes 5G, dê a Pequim "poderes sem precedentes de influência estrangeira para favorecer aliados autoritários… e punir ativistas de direitos humanos em todo o mundo".

Os outros ex-funcionários que assinaram a declaração são o almirante Timothy Keating, ex-chefe do Comando do Pacífico, e o general aposentado Keith Alexander, ex-diretor da Agência Nacional de Segurança.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]