• Carregando...
Esposa de Xi Jinping, Peng Liyuan
Esposa de Xi Jinping, Peng Liyuan| Foto: Angélica Rivera de Peña/Wikipedia

Em meio a suspeitas de influência da China sobre a Organização Mundial da Saúde, chamou atenção recentemente o fato de que dois nomes bem conhecidos do governo chinês figuram entre os "embaixadores da boa vontade" da organização: a esposa do presidente chinês Xi Jinping, Peng Liyuan, e o jornalista James Chau, apresentador em uma emissora estatal chinesa.

Peng Liyuan é "embaixadora da boa vontade para a tuberculose e Aids" desde 2011, portanto ela foi indicada para a posição pela ex-diretora-geral da OMS, a doutora chinesa Margaret Chan. O perfil de Peng no site da organização reconhece que ela é uma famosa soprano e atriz, que é chefe do Conjunto Chinês de Música e Dança no Departamento Político Geral do Exército de Libertação Popular da China e que tem a patente militar de major-general.

"Peng é uma forte defensora da saúde e do controle da tuberculose e do HIV. Na China, tornou-se Embaixadora da Saúde para Prevenção do HIV/AIDS em janeiro de 2006 e Embaixadora Nacional para Controle e Prevenção da tuberculose em março de 2007", diz a nota da OMS. O texto do site oficial, porém, não menciona que Peng é esposa do presidente da China, Xi Jinping.

James Chau também foi indicado ao título de "embaixador da boa vontade para objetivos de desenvolvimento sustentável" pela ex-diretora Margaret Chan, em 2016. A biografia dele no site da OMS o cita como apresentador convidado da BBC World News e colaborador especial da emissora CCTV, "onde ele entrevista líderes globais e relata as últimas notícias para 85 milhões de telespectadores".

De acordo com a OMS, os embaixadores são "personalidades conhecidas do mundo das artes, literatura, entretenimento, esporte ou outros campos da vida pública que se comprometem a contribuir com os esforços da OMS para aumentar a conscientização sobre importantes problemas e soluções de saúde". Eles são nomeados a cada dois anos e "trabalham em estreita colaboração" com a OMS.

Os nomes de James Chau e Peng Liyuan como embaixadores da boa vontade da OMS foram renovados por mais dois anos pelo atual diretor-geral da organização, Tedros Adhanom, em 2019.

Recentemente o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que vai encerrar as relações do país com a OMS, alegando que a organização internacional está "sob total controle" da China.

Outros nomes

Personalidades conhecidas dos brasileiros também estão na lista de embaixadores da boa vontade da OMS: o goleiro da Seleção Brasileira, Alisson Becker, e a esposa dele, Natália Loewe Becker. Ambos são embaixadores da boa vontade para promoção da saúde e foram nomeados no ano passado. A mãe da cantora Lady Gaga, Cynthia Germanotta, é embaixadora da boa vontade para a saúde mental. Ela e a filha criaram a Fundação "Born This Way", organização sem fins lucrativos comprometida em apoiar o bem-estar de jovens.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]