Logo após os primeiros resultados eleitorais que apontaram vitória da direita nacionalista no 1º turno serem divulgados neste domingo (30) e agora confirmados pelo próprio governo, a França registrou protestos em diversos pontos do país.
O principal aconteceu na Place de la République de Paris na noite deste domingo, onde manifestantes atearam fogo em lixeiras, barricadas e dispararam fogos de artifício contra a polícia de Paris, que respondeu aos atos com bombas de gás lacrimogêneo.
Segundo relatos da emissora France 24, eleitores de esquerda se reuniram no local para demonstrar apoio à Nova Frente Popular, aliança formada entre socialistas franceses, comunistas, verdes e o partido França Insubmissa, que ficou atrás do Reagrupamento Nacional (RN), da direitista Marine Le Pen.
Ainda foram registradas manifestações nas cidades de Lyon, na Place des Terreaux, onde os participantes montaram barricadas e entraram em confronto com a polícia, Estrasburgo e Rennes.
O Reagrupamento Nacional (RN) de Marine Le Pen obteve uma vitória retumbante e sem precedentes no primeiro turno das eleições legislativas na França, após alcançar 33,15% dos votos junto aos aliados conservadores.
A coligação de esquerda da Nova Frente Popular (NFP) obteve 27,99% dos votos e ficou como a segunda grande força política do país, à frente da maioria agora em fim de mandato do presidente Emmanuel Macron, que é o grande perdedor das eleições, com 20,04% dos votos.
O segundo turno eleitoral será realizado no próximo domingo (7). O RN e seus associados vão disputar 485 dos 577 círculos eleitorais, e seus candidatos terminaram em primeiro lugar no primeiro turno em 297 deles.
Deixe sua opinião