• Carregando...
gustavo petro - colômbia
Esquerdista Gustavo Petro vence as eleições da Colômbia: é o primeiro presidente da esquerda eleito| Foto: Carlos Ortega/EFE

A esquerda vai assumir a presidência da Colômbia pela primeira vez na história, após o triunfo obtido neste domingo (19) no segundo turno das eleições presidenciais, sob o comando do ex-guerrilheiro e ex-prefeito de Bogotá Gustavo Petro, líder da coalizão Pacto Histórico.

Com 98,86% das urnas apuradas, Petro obteve 11.185.671 votos, o equivalente a 50,49% do total. O rival, o populista independente Rodolfo Hernández, da Liga de Governantes Anticorrupção, alcançou 10.468.781 (47,25%), segundo informou o Registro Nacional, entidade que organiza as eleições no país.

A vantagem de Petro sobre Hernández é de 716.890 votos, o que equivale a 3,24%. O índice é acima do que previam as pesquisas de intenção de voto, que apontam empate técnico — algumas delas com menos de um ponto percentual de diferença.

Desta forma, Petro, economista de 62 anos, sucederá o atual presidente da Colômbia, Iván Duque, a partir do próximo dia 7 de agosto, e governará até 2026. A vitória foi celebrada no Twitter pelo candidato da esquerda.

"Hoje é feriado para o povo. Que ele celebre a primeira vitória popular. Que tantos sofrimentos sejam amortecidos na alegria que hoje inunda o coração da pátria. Esta vitória [é] para Deus e para o povo e sua história. Hoje é o dia das ruas e praças", declarou Petro.

A prefeita de Bogotá, Claudia López, foi a primeira autoridade a reagir ao resultado. "Finalmente vencemos! Parabéns ao novo presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e à nova vice-presidente de todos os colombianos, Francia Márquez", disse no Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]