Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
EUA

Estados Unidos emitiram 8 mil vistos especiais para afegãos em 2021

Talibã e apoiadores comemoram 1º aniversário da retirada dos EUA do Afeganistão (Foto: EFE)

Ouça este conteúdo

Os Estados Unidos entregaram 8 mil vistos especiais em 2021 a cidadãos afegãos que colaboraram com o governo americano, de acordo com um relatório publicado na terça-feira (30) pelo Departamento de Estado.

Um ano após a retirada das tropas americanas do Afeganistão, os EUA garantiram que estão empenhados em conceder este tipo de visto especial e em acelerar o processo, que acumula 17 mil processos pendentes.

"Continuamos fazendo o que podemos para tornar o processo mais eficiente e aceitar solicitações mais rapidamente", disse ontem o porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Vedant Patel.

O programa de visto especial é destinado a cidadãos iraquianos e afegãos que serviram com tropas americanas e permite que eles obtenham uma autorização de residência assim que chegarem aos Estados Unidos.

De acordo com os últimos dados do início de agosto, 17 mil pessoas solicitaram este visto e entregaram todos os documentos necessários para obtê-lo, disse uma fonte do Departamento de Estado à Agência Efe. O programa especial de vistos para afegãos está em vigor desde 2009.

Milhares de pessoas que foram empregadas pelo governo americano no Afeganistão enfrentam ameaças de morte de grupos terroristas por terem prestado seus serviços aos EUA e aliados, segundo a ONG No One Left Behind.

Patel observou que os EUA estão concentrados em cumprir seu compromisso com os cidadãos afegãos e continuam "fazendo ajustes no processo".

Após o retorno ao poder do Talibã no Afeganistão, os EUA evacuaram aproximadamente 76 mil pessoas do país; Destes, mais de 40 mil eram pessoas que tinham o visto especial, tinham tido acesso ou eram parentes de alguém que tinha, de acordo com um relatório do Departamento de Segurança Interna.

O Talibã retomou o poder no Afeganistão há um ano, em 15 de agosto de 2021, após tomar Cabul e depois que o então presidente Ashraf Ghani fugiu do país, coincidindo com a retirada final anunciada do exército dos EUA naquele mesmo mês.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.