• Carregando...
Estátua de Cristóvão Colombo é retirada de local público em Chicago.
Estátua de Cristóvão Colombo é retirada de local público em Chicago.| Foto: AFP

Duas estátuas de Cristóvão Colombo foram "temporariamente" removidas de dois parques na cidade de Chicago, após a onda de protestos nas últimas semanas nos Estados Unidos que levou à remoção de símbolos considerados racistas ou ligados à escravidão.

O gabinete da prefeita da cidade, Lori Lightfoot, informou em comunicado que a decisão foi tomada após a consulta a "várias partes interessadas e em resposta aos protestos que se tornaram inseguros tanto para os manifestantes como para a polícia".

"Esse é um esforço para proteger a segurança pública e preservar um espaço seguro para o diálogo inclusivo e democrático sobre símbolos em nossa cidade", acrescentou o comunicado à imprensa. A prefeita ainda anunciará um processo de avaliação dos vários monumentos e murais da cidade.

No último fim de semana, ativistas e autoridades eleitas pediram à prefeita que retirasse a estátua de Colombo do Grant Park, após um confronto entre a polícia e os manifestantes que terminou com feridos e 12 detenções.

No comunicado desta sexta-feira (24), o gabinete da prefeita referiu-se aos esforços dos manifestantes em derrubar a estátua no Grant Park por conta própria, "de uma maneira extremamente perigosa". Além da estátua localizada naquele espaço no Centro da cidade, outra imagem de Colombo foi retirada do Arrigo Park.

Protestos

Nas semanas que se seguiram após ao assassinato de George Floyd, um homem negro, durante uma abordagem policial feita por um agente branco, em 25 de maio em Minneapolis, no estado do Minnesota, os ataques se multiplicaram em meio a protestos contra monumentos de líderes da Confederação, fundadores dos EUA e de exploradores ligados à "conquista" espanhola da América, como Cristóvão Colombo, vistos como símbolos de racismo pelos manifestantes.

O legado de Colombo, que viajou de Cádiz, na Espanha, até as Antilhas, em 1492, tem sido questionado devido ao tratamento brutal que os indígenas teriam sofrido nas mãos dos colonizadores europeus. As estátuas do navegador foram retiradas de cidades como Baltimore, Boston e São Francisco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]