• Carregando...
Propaganda eleitoral do ditador Daniel Ortega em Manágua, capital nicaraguense
Propaganda eleitoral do ditador Daniel Ortega em Manágua, capital nicaraguense| Foto: EFE/Jorge Torres

O governo dos Estados Unidos disse nesta quinta-feira (14) que as eleições presidenciais da Nicarágua, em novembro, serão uma “farsa” e perderam “toda a credibilidade” devido às manobras “autocráticas” do ditador Daniel Ortega.

Durante entrevista coletiva, o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, destacou a proibição dos líderes da oposição de concorrer nas eleições. “O processo eleitoral perdeu toda a credibilidade”, disse Price.

Para o porta-voz, “já é uma conclusão inevitável que Ortega fará com que as eleições de novembro sejam uma farsa e que se proclamará vitorioso”.

Price observou que as “manobras autocráticas”, como o veto da oposição nas eleições, bem como a detenção de dezenas de ativistas de direitos humanos, jornalistas e líderes estudantis nos últimos meses, destacam “o medo de eleições livres e justas” e “o desejo de permanecer no poder a qualquer custo” do ditador da Nicarágua.

A Nicarágua realizará eleições presidenciais no próximo dia 7 de novembro, em meio a uma onda de detenções que levou à prisão de 37 líderes da oposição, incluindo candidatos presidenciais, empresários e jornalistas, por crimes como traição e conspiração para comprometer a integridade nacional.

Nessas eleições, Ortega, de 76 anos, buscará sua terceira reeleição consecutiva, para um quarto mandato de cinco anos e um segundo com sua esposa, Rosario Murillo, como vice. Os Estados Unidos impuseram rodadas de sanções econômicas a altos funcionários da Nicarágua, incluindo vários dos filhos do ditador.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]